Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

25/7/2017 - São Roque - SP

Você Nunca Mais Vai Escovar Os Dentes Do Mesmo Jeito!




Melhor pensar duas vezes antes de deixar de lado a escovação depois do almoço. E o motivo não é só o mau hálito ou a conservação de um sorriso bonito. Uma boca bem cuidada tem mais a ver com a saúde do resto do corpo do que você supõe. A cada ano surgem novas evidências ligando problemas dentais a diabete, infecções pulmonares, males cardíacos e até parto prematuro. Isso ocorre porque a cavidade bucal é um tremendo ninho de bactérias: são pelo menos 700 espécies que convivem entre a dentição, a gengiva e a língua. Enquanto você usa frequentemente a escova e o fio dental — e visita o dentista para uma limpeza mais pesada pelo menos uma vez por ano —, os micro-organismos moram lá numa boa sem causar transtornos. Agora, basta um cuidado mais relaxado ou uma predisposição mais forte (algo que não tem como prever) para que as bactérias se multipliquem — daí a placa bacteriana — e cárie e gengivite comecem a fazer parte de sua vida. 

A inflamação da gengiva representa o principal perigo, inclusive porque é silenciosa. Vermelhidão e sangramento aparecem, mas raramente há dor. O problema é que ela pode evoluir para um estágio que chamamos de Periodontite, quando as bactérias atingem o tecido ao qual se prendem os dentes. Isso cria, com um tempo, uma bolsa entre a gengiva e o dente com uma carga bacteriana enorme. E é a partir daí que não só a boca, cujos dentes podem cair se o mal não for remediado, mas todo o corpo fica bastante ameaçado: as bactérias podem se valer de fissuras na gengiva para penetrar na corrente sanguínea e ganhar acesso ao organismo. 
No entanto, na última década, especialistas examinaram casos e foram confirmando muitos dados que legitimam um maior cuidado com os dentes e a gengiva a fim de evitar problemas remotos. No coração, por exemplo. Pessoas com problemas bucais (gengivite, periodontite...) apresentam um risco de 34% maior de sofrer uma doença cardiovascular (tipo Endocardite), comparando pessoas com a gengiva saudável. Portanto, precisam levar à risca este  conselho de dar muito mais atenção à sua saúde bucal. Isto se estende para todo mundo, das crianças aos mais velhinhos.

Usar o  fio dental e caprichar na escovação pelo menos três vezes ao dia são formas de não apenas deixar os dentes impecáveis, mas prevenir problemas e complicações que, só na aparência (e só na aparência mesmo), não parecem ter nada a ver com a sua cavidade bucal.

Agende já sua consulta, com desconto garantido pela parceria com o Guia São Roque. Entre em contato com a ODOPREVI ODONTOLOGIA – há mais de 21 anos fazendo seu sorriso lindo.

Agende pelo telefone (11) 4712-5230.

Visite nosso site: http://www.odoprev.com.br/



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.