8/7/2016 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
A Prefeitura iniciou a construção do novoCentro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila Barreto, no início do mês de junho. Com as obras acontecendo em ritmo acelerado, o planejamento é que sejam finalizadas ainda este ano. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma das portas de entrada da Assistência Social.
Como preconizado pela Lei Orgânica da Assistência Social, o CRAS deve estar situado, prioritariamente, em áreas de maior vulnerabilidade social, com a função de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A Unidade funcionará na Rua João Bueno, na Vila Barreto e contará com sala multiuso, copa, sanitários, brinquedoteca, salas de atendimento, arquivos, administração, recepção e sala de espera.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, com objetivo de garantir as demandas da população local. Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns.
A equipe do CRAS é formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais. Estes profissionais ofertam atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, de forma individual e em grupos.
Saiba mais sobre o CRAS
O CRAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do Sistema Único Assistência Social (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais como criança, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas. No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Estadual e Federal.
O público atendido sãs famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.