Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

16/5/2014 - São Roque - SP

São Roque diminui risco de epidemia de dengue, mas cuidados devem continuar




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Graças à divulgação, colaboração de moradores e o trabalho intensivo de toda a rede de Saúde envolvendo o Serviço de Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, São Roque não corre mais risco de uma epidemia de dengue. O prefeito Daniel de Oliveira Costa enalteceu o fato, elogiando todo o trabalho feito pelo pessoal da Prefeitura e também a participação efetiva dos são-roquenses.

O município, com muito trabalho e apoio de todos, conseguiu bloquear a proliferação dos casos e passou pela fase mais crítica da disseminação da doença. Os casos de pessoas com a doença baixaram rapidamente; nas duas últimas semanas, ou seja, 14 dias, apenas dois casos foram notificados. Agora a cidade contabiliza 52 casos desde o início do ano.

Cuidados devem continuar, afirma Vigilância:

Apesar de o número de casos ter baixado, a Vigilância Epidemiológica afirma que todo o alerta contra a doença deve continuar, pois, se o município passar novamente por um surto, as pessoas que já contraíram a doença podem correr risco de morte. O quadro repetitivo da doença, ou seja, se a pessoa for contaminada novamente, pode ocasionar a “dengue hemorrágica”, a mais grave entre os diagnósticos. De acordo com o Departamento, 49 exames ainda aguardam resultado no município, sendo 21 moradores de São Roque e o restante de outros municípios que utilizam os serviços de saúde da cidade. O setor acredita ainda que diversas pessoas possam ter contraído a doença sem imaginar e sem ter passado pelo médico, acabando por se curar sem ter tido sintomas mais agudos. No entanto, esses casos não reconhecidos dificultam a confirmação e podem prejudicar a pessoa numa possível segunda contaminação.

Como eliminar criadouros e bairros que estão com foco:

De acordo com a Vigilância, diversos bairros, onde casos já foram confirmados, devem continuar o combate. São eles: Centro, Vila Santa Isabel, Junqueira, Jardim Meny, Santa Quitéria, Cambará, Santo Antonio, Jardim Bandeirantes, Jardim Suíça, Canguera, Campininha e Taboão. Nesses locais deve-se jogar fora a água acumulada em vasos de flores e plantas nos quintais e jardins, eliminar pneus e garrafas abertas com água no interior de casas, galpões, quintais, terrenos e outros, bem como retirar a água acumulada em ralos, bandejas de geladeira, aparelhos de ar condicionado e calhas obstruídas. Também se deve manter tampada a caixa d’água e eliminado qualquer objeto que possa reter o líquido, como sacolas, sacos, vasos, tampas, caixas e também valas com água.

Onde encontrar atendimento:

Um dos principais sintomas da dengue são dores em todo o corpo, acompanhadas de febre. Outros sintomas são relacionados à dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, febre alta (39° a 40°C), fortes dores de cabeça, perda do paladar e apetite, náuseas, vômitos, tonturas, indisposição, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. As pessoas que tiverem esses sintomas devem procurar o setor da Vigilância Epidemiológica de São Roque, onde a identificação é mais rápida e precisa. O setor fica no Centro de Saúde II na rua Alfredo Salvetti, nº 129, próximo à Rodoviária. Informações pelo telefone 4784-4963. 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.