30/11/2015 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama
Sexta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou no Complexo da Mina do Ouro, com entrada gratuita, a apresentação especial da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da Cidade de Socorro.
Uma das mais antigas manifestações culturais caipiras de São Paulo, a congada, bailado dramático com canto e música, está em extinção em todo o território nacional desde o final do século XX, atualmente somente nove cidades ainda conservam essa tradição, sendo o município de Socorro uma destas raras cidades.
A congada de Socorro é uma irmandade de fé em louvor a São Benedito e o Divino Espírito Santo onde os participantes dançam e cantam até a realização do momento mais bonito do espetáculo, a “Embaixada”, uma dança-luta ritmada pelos sons das espadas, ou “porretes” de madeira dos congos vestidos com mantos azuis lutando contra os que usam mantos vermelhos.
“A congada é um patrimônio imaterial que pertence a todos os brasileiros, em especial aos paulistas, onde durante muito tempo, foi uma das maiores manifestações da cultura caipira em nosso Estado. Resgatar, transmitir o seu conhecimento ancestral para as novas gerações e dar continuidade a ela, promovendo a valorização da cultura caipira paulista deve ser o objetivo de todos os municípios. A congada não é somente uma manifestação tradicional própria da cultura socorrense, como paulistas, ela é de Araçariguama também” explicou o Secretário de Cultura e Turismo, Michel Vicentine.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.