Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

17/7/2015 - São Roque - SP

Projeto de Guto Issa para registro de patrimônio imaterial do município é aprovado




da assessoria de imprensa

Desde o início de seu mandato, o Vereador Guto Issa tem entre suas principais pautas a cultura e a preservação dos bens culturais do município. Entretanto, há uma lacuna nas leis, no que diz respeito ao registro e a proteção dos bens imateriais, que pretende ser suprida com o Projeto de Lei n°068/2015, de autoria do Vereador, aprovado por unanimidade na Sessão da Câmara do dia 06 de julho.

“Percebi que muitos dos nossos bens culturais são imateriais e que não havia nenhuma lei para garantir que fossem preservados. Minha preocupação é manter vivas as técnicas, expressões e manifestações culturais que propagam nossas tradições, preservando-as e mantendo-as vivas”, comenta Guto Issa.

Em 2014, após intensa luta do Vereador, o Conpreha – Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque, foi reativado com o objetivo de reconhecer o valor histórico de prédios como a Brasital, os casarios do centro e a antiga escola Bernardino de Campos, por exemplo. À partir disso, Guto deu continuidade a este trabalho lutando, também, para que o patrimônio imaterial fosse reconhecido, o que será garantido com a aprovação da Lei que aguarda sanção do Prefeito.

“O objetivo é preservar a riqueza de nossa cultura imaterial que é formada pelas formas de expressão e os modos de criar, fazer e viver, a cultura transmitida de forma oral, os conhecimentos e técnicas fundadas na tradição, na transmissão entre gerações ou grupos, manifestadas individual ou coletivamente, portadores de referência à identidade, à ação, à memória como expressão de identidade cultural e social”, é isso o que diz o projeto da lei em seu Artigo 1°, parágrafo 1°, diz Guto.

Preservar a cultura e história da cidade de São Roque, que em agosto próximo completará 358 anos, é essencial para que as futuras gerações. “A importância desta Lei está no fato de querer preservar e manter vivas a cultura e a história do município para que as mesmas não se percam no tempo, como tantas vezes já aconteceu em nossa cidade”, finaliza Guto Issa.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.