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20/12/2013 - São Roque - SP

Procon Municipal de São Roque divulga relatório de reclamações fundamentadas e dá dicas para compras




da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

O Procon Municipal de São Roque divulgou nesta semana, o relatório com todas as reclamações fundamentadas dos consumidores, formalizadas no período de abril à dezembro de 2013, uma vez que por imposição do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e artigo 58, inciso II do Decreto n.º 2.181/97, o Procon deve divulgar tal relatório.

Entende-se que tal norma é indispensável para demonstrar à todos os consumidores da região, informações relevantes acerca dos fornecedores que mais obtiveram reclamações, uma vez que havendo abertura de um chamado, e sendo constatado dano ao consumidor, a reclamação é incluída no Cadastro das Reclamações Fundamentadas. Este inclui situações atendidas e não atendidas, ou seja, as atendidas se referem aos casos em que ocorreu acordo entre o consumidor e o fornecedor, sendo que nos casos das não atendidas, houve a violação das normas ou princípios do Código de Defesa do Consumidor.

Há de se destacar o fato, que de maneira significativa, a maioria dos casos no citado período, foram solucionadas antes mesmo que fossem formalizadas, motivo pelo qual não aparecem em referido relatório.

Natal:

Aproveitando-se de tal publicação e tendo em vista a época natalina, é importante prestar algumas dicas à todos os consumidores, uma vez que deverá ser adotada uma série de cuidados, antes que as compras de natal sejam finalizadas.

O consumidor deverá pesquisar preços e ofertas, devendo ser muito criterioso, evitando comprar por impulso, para que ao final tenha a máxima segurança em adquirir o produto escolhido, sempre devendo desconfiar dos produtos mais baratos, sempre exigindo pela nota fiscal. Nas compras à prazo, exija a informação do preço à vista, o número de parcelas, a taxa de juros aplicada, além do preço final do produto à prazo. Deve-se tomar cuidado quando há ofertas com longas prestações, pois estas podem esconder altas taxas de juros, tornando a compra excessivamente onerosa para o consumidor. Em caso de aquisição de produtos importados, só aceite com a entrega da nota fiscal, bem como o manual de instruções e o certificado de garantia, que deverão estar em português, lembrando que é importante o consumidor procurar saber se a marca do produto oferece assistência técnica no Brasil.

Evite comprar no comércio informal, uma vez que geralmente não há emissão de nota fiscal o que dificulta o exercício do direito de reclamar do produto em caso de defeito. A troca de produtos sem defeito é uma liberalidade do fornecedor, sendo que caso exista a possibilidade de troca da mercadoria, solicite ao estabelecimento um comprovante para garantir a troca de mercadorias sem defeito, constando o prazo para realizá-la. Em caso de compras à distância, o consumidor tem direito ao arrependimento de forma desmotivada, sem nenhum ônus e com a devolução de valores eventualmente pagos, sendo que isso deverá ocorrer no prazo de até sete dias a contar da efetivação do negócio ou a partir do recebimento do produto. O consumidor nunca deverá utilizar o limite do seu cheque especial ou de seu cartão de crédito para fazer compras, tendo em vista que as taxas de juros cobradas nestes casos são pesadas.

Relatório das reclamações:

O relatório das reclamações fundamentadas (período 04/13 á 12/13) poderá ser observado abaixo. Vale lembrar que o Procon de São Roque fica na Rua Pedro Vaz, no número 146, no centro da cidade e funciona de segunda à sexta-feira, das 10 às 16h.

 

POSIÇÃO

FORNECEDOR

NOME

FANTASIA

CGC/CNPJ

RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS

RECLAMAÇÕES ATENDIDAS

TOTAL

Telefonica Brasil

VIVO

02.558.157/0001-62

13

1

14

Companhia Piratininga de Força e Luz

CPFL

04.172.213/0001-51

6

3

9

Banco Santander

 

90.400.888/0001-42

3

3

6

Caixa Econômica Federal

 

00.360.305/0001-04

3

1

4

P.G. Eletrônicos e serviços ltda - me

X-GAMES

02.078.807/0001-72

3

1

4

Sky Brasil Serviços LTDA.

 

72.820.822/0001-20

2

2

4

Itaú Unibanco

 

61.557.039/0001-07

3

0

3

Mercadolivre.com atividades de Internet LTDA.

 

03.361.252/0001-34

3

0

3

Neon Distribuidora de Produtos Eletronicos LTDA

 

10.310.483/0001-84

3

0

3

10ª

Banco BMG

 

61.186.680/0001-74

2

1

3

 

Relatório Estatístico de problemas mais reclamados:

Área

Total

Alimentos

3

Saúde

25

Habitação

6

Produtos

397

Serviços Essenciais

166

Assuntos Financeiros

321

Serviços Privados

986

Total geral

1.904

 

 

Posição

Descrição do Problema

Quantidade

Cobrança indevida/abusiva

177

Garantia (abrangência, cobertura, etc.)

112

Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato)

56

Dúvida sobre Cobrança/reajuste/contrato/orçamento

56

Não entrega/demora na entrega do produto

46

Contrato – rescisão/alteração unilateral

41

Produto com danos/defeitos

30

Venda casada/enganosa

30

Consumidor negativado indevidamente nos serviços de proteção ao crédito

27

10ª

Calculo de prestação em atraso

24

 



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