20/12/2013 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque
O Procon Municipal de São Roque divulgou nesta semana, o relatório com todas as reclamações fundamentadas dos consumidores, formalizadas no período de abril à dezembro de 2013, uma vez que por imposição do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e artigo 58, inciso II do Decreto n.º 2.181/97, o Procon deve divulgar tal relatório.
Entende-se que tal norma é indispensável para demonstrar à todos os consumidores da região, informações relevantes acerca dos fornecedores que mais obtiveram reclamações, uma vez que havendo abertura de um chamado, e sendo constatado dano ao consumidor, a reclamação é incluída no Cadastro das Reclamações Fundamentadas. Este inclui situações atendidas e não atendidas, ou seja, as atendidas se referem aos casos em que ocorreu acordo entre o consumidor e o fornecedor, sendo que nos casos das não atendidas, houve a violação das normas ou princípios do Código de Defesa do Consumidor.
Há de se destacar o fato, que de maneira significativa, a maioria dos casos no citado período, foram solucionadas antes mesmo que fossem formalizadas, motivo pelo qual não aparecem em referido relatório.
Natal:
Aproveitando-se de tal publicação e tendo em vista a época natalina, é importante prestar algumas dicas à todos os consumidores, uma vez que deverá ser adotada uma série de cuidados, antes que as compras de natal sejam finalizadas.
O consumidor deverá pesquisar preços e ofertas, devendo ser muito criterioso, evitando comprar por impulso, para que ao final tenha a máxima segurança em adquirir o produto escolhido, sempre devendo desconfiar dos produtos mais baratos, sempre exigindo pela nota fiscal. Nas compras à prazo, exija a informação do preço à vista, o número de parcelas, a taxa de juros aplicada, além do preço final do produto à prazo. Deve-se tomar cuidado quando há ofertas com longas prestações, pois estas podem esconder altas taxas de juros, tornando a compra excessivamente onerosa para o consumidor. Em caso de aquisição de produtos importados, só aceite com a entrega da nota fiscal, bem como o manual de instruções e o certificado de garantia, que deverão estar em português, lembrando que é importante o consumidor procurar saber se a marca do produto oferece assistência técnica no Brasil.
Evite comprar no comércio informal, uma vez que geralmente não há emissão de nota fiscal o que dificulta o exercício do direito de reclamar do produto em caso de defeito. A troca de produtos sem defeito é uma liberalidade do fornecedor, sendo que caso exista a possibilidade de troca da mercadoria, solicite ao estabelecimento um comprovante para garantir a troca de mercadorias sem defeito, constando o prazo para realizá-la. Em caso de compras à distância, o consumidor tem direito ao arrependimento de forma desmotivada, sem nenhum ônus e com a devolução de valores eventualmente pagos, sendo que isso deverá ocorrer no prazo de até sete dias a contar da efetivação do negócio ou a partir do recebimento do produto. O consumidor nunca deverá utilizar o limite do seu cheque especial ou de seu cartão de crédito para fazer compras, tendo em vista que as taxas de juros cobradas nestes casos são pesadas.
Relatório das reclamações:
O relatório das reclamações fundamentadas (período 04/13 á 12/13) poderá ser observado abaixo. Vale lembrar que o Procon de São Roque fica na Rua Pedro Vaz, no número 146, no centro da cidade e funciona de segunda à sexta-feira, das 10 às 16h.
POSIÇÃO |
FORNECEDOR |
NOME FANTASIA |
CGC/CNPJ |
RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS |
RECLAMAÇÕES ATENDIDAS |
TOTAL |
1ª |
Telefonica Brasil |
VIVO |
02.558.157/0001-62 |
13 |
1 |
14 |
2ª |
Companhia Piratininga de Força e Luz |
CPFL |
04.172.213/0001-51 |
6 |
3 |
9 |
3ª |
Banco Santander |
|
90.400.888/0001-42 |
3 |
3 |
6 |
4ª |
Caixa Econômica Federal |
|
00.360.305/0001-04 |
3 |
1 |
4 |
5ª |
P.G. Eletrônicos e serviços ltda - me |
X-GAMES |
02.078.807/0001-72 |
3 |
1 |
4 |
6ª |
Sky Brasil Serviços LTDA. |
|
72.820.822/0001-20 |
2 |
2 |
4 |
7ª |
Itaú Unibanco |
|
61.557.039/0001-07 |
3 |
0 |
3 |
8ª |
Mercadolivre.com atividades de Internet LTDA. |
|
03.361.252/0001-34 |
3 |
0 |
3 |
9ª |
Neon Distribuidora de Produtos Eletronicos LTDA |
|
10.310.483/0001-84 |
3 |
0 |
3 |
10ª |
Banco BMG |
|
61.186.680/0001-74 |
2 |
1 |
3 |
Relatório Estatístico de problemas mais reclamados:
Área |
Total |
Alimentos |
3 |
Saúde |
25 |
Habitação |
6 |
Produtos |
397 |
Serviços Essenciais |
166 |
Assuntos Financeiros |
321 |
Serviços Privados |
986 |
Total geral |
1.904 |
Posição |
Descrição do Problema |
Quantidade |
1ª |
Cobrança indevida/abusiva |
177 |
2ª |
Garantia (abrangência, cobertura, etc.) |
112 |
3ª |
Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato) |
56 |
4ª |
Dúvida sobre Cobrança/reajuste/contrato/orçamento |
56 |
5ª |
Não entrega/demora na entrega do produto |
46 |
6ª |
Contrato – rescisão/alteração unilateral |
41 |
7ª |
Produto com danos/defeitos |
30 |
8ª |
Venda casada/enganosa |
30 |
9ª |
Consumidor negativado indevidamente nos serviços de proteção ao crédito |
27 |
10ª |
Calculo de prestação em atraso |
24 |
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