Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/1/2016 - São Roque - SP

Prefeitura prepara Comitê Intersetorial para o enfrentamento do Aedes aegypti




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Na próxima quarta-feira, dia 13, a Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica de Mairinque (DVE) inicia o treinamento de agentes da dengue para atuação em todos os nos bairros do município. A ação integra o projeto de criação do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue que inclui a participação de todos os departamentos da Prefeitura nas estratégias de enfrentamento do Aedes aegypti.

“O prefeito Binho Merguizo vai editar uma portaria para a implementação no município da Sala de Situação da Dengue, sugerida pelo Ministério da Saúde. A Sala vai funcionar como um espaço físico e virtual para a captura de dados e análise das providências e intervenções a serem tomadas pelos integrantes de cada segmento”, explica Luiz Pinheiro, chefe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque.

Luiz Pinheiro acrescenta que a Sala de Situação da Dengue vai gerar informações como mapeamento das regiões da cidade com maiores incidência da doença, número de casos, apuração de indicação de criadouros, entre outros dados, o que vai permitir ações específicas para cada região, além de proporcionar agilidade nas notificações, ações de combate e assistência.

Esta semana, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil, a Prefeitura começa a eleger representantes de cada secretaria municipal para integrar o Comitê Intersetorial.  “Pretendemos que, além dos servidores municipais, representantes de entidades de serviço e de controle social, sindicatos e religiosos também integrem o Comitê”, adiantou Luiz Pinheiro.

Chikungunya e Zika Vírus

A mobilização maciça em torno do enfrentamento do Aedes aegypti ganhou relevância devido à comprovação de que o Aedes aegypti, além da dengue e da febre amarela, também é responsável pela transmissão de doenças mais agressivas como a Chikungunya e a Zika. Vanesa Paulino, secretária municipal de Saúde e uma das coordenadoras do Comitê Intersetorial, destaca a importância de a população aderir, junto com o poder público, ao trabalho de eliminação dos criadouros do Aedes.

“A proliferação descontrolada do mosquito da dengue pode desencadear impactos imprevisíveis na saúde pública, inclusive em Mairinque”, alerta Vanessa. Ela lembra que já está confirmada a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês. Segundo a secretária, o Ministério da Saúde já confirmou mais de 3 mil caso de microcefalia em todo o País.

“Nesta última semana, durante uma ação no Jardim Vitória, chamou muito a atenção dos nossos agentes de saúde a quantidade de entulho que a população local descarta sem nenhum cuidado. Sofás, cama, pneus, vasos sanitários, vasilhames diversos e entulhos em geral, potenciais criadouros do mosquito, foram encontrados em terrenos baldios, calçadas e até nos quintais de diversas residências”, alertou Vanessa.

“Se a população mairinquense não fizer a sua parte de nada vai adiantar todo o esforço dos agentes de Saúde. Cada morador precisa agir como um fiscal da sua própria casa e, inclusive, da sua vizinhança. O mosquito se reproduz em água parada, por isso o cidadão deve ficar atento para evitar que vasilhames sirvam para a proliferação do mosquito”. Adverte a secretária. Maiores informações pelo telefone (11) 4708-3574.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.