Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/6/2014 - São Roque - SP

Mairinque - Parcerias, projetos e exposições marcaram a Semana do Meio Ambiente em Mairinque




da assessoria de imprensa da prefeitura de Mairinque

A semana do Meio Ambiente em Mairinque, comemorada de 2 a 6 de junho, contou com a participação ativa da população nas diversas atividades realizadas nas dependências da Assistência Social, ao lado da Maria Fumaça “Cecília”. Também foram feitas apresentações de projetos nas escolas sempre com foco na conservação dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade e a relação entre o nosso cotidiano e o meio ambiente.

Durante toda a semana, no evento “Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente?”, que aconteceu ao lado Maria Fumaça, teve exposições sobre as espécies recomendadas para arborização urbana de Mairinque, projetos de educação ambiental, feira da troca, doação de mudas de espécies nativas, plantões especiais sobre lixo eletrônico, coleta de óleo, consumo e economia de água e recolhimento de pilhas e baterias usadas.

“Levamos a importância do meio ambiente para perto das pessoas, ao lado do ponto de ônibus. Enquanto circulavam pelas ruas da cidade, entre um intervalo ou outro dos seus afazeres, elas puderam se interar mais sobre o nosso papel no meio ambiente”, afirmou Alice Martinez, diretora do Departamento do Meio Ambiente.

 

Workshops e Palestras

Também aconteceram workshops sobre a criação de Conselhos Jovens de Meio Ambiente na Escola Municipal Prof.ª Maria de Oliveira Lellis Ito e na Escola Estadual Altina Júlia de Oliveira. A proposta foi de implantar a ideia de que os jovens podem começar agora a discutir e realizar ações de preservação do meio ambiente.

A Escola Estadual José Pinto do Amaral recebeu a apresentação do projeto “Proteção aos animais”, uma iniciativa dos “Jovens Cidadãos” do Departamento de Meio ambiente e Agricultura.

O projeto “Metodologias para fortalecimento do controle social”, atividade ministrada por representantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental – Procam, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE/USP, que aconteceu no salão da Secretaria de Assistência Social, questionou soluções para os problemas ambientais em todas as áreas.

 

Parceria Cargill

Outra atividade de grande importância, que aconteceu no saguão do Paço Municipal, foi o lançamento do projeto de coleta de óleo comestível pós-consumo. Agora a Prefeitura Municipal é um ponto de colete desse tipo de óleo que será recolhido e reciclado pela Cargill Agrícola S/A para uso industrial. Outro ponto de coleta é o Departamento de Meio Ambiente.

Fernando Janizello, analista de sustentabilidade da Cargill, explicou que um litro de óleo usado tem o poder de contaminar 25 mil litros de água. “Por isso é muito importante nunca jogar esse óleo nos ralos da pia”, explicou.

 

Educação Ambiental

A equipe da Educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura levou até as escolas de ensino infantil e fundamental uma exposição interativa com espécies da nossa região: bicho pau, escorpião, cobra, aranha marrom e caranguejeira. As escolas visitadas foram a EM Professor Manoel Martins Villaça, EM Professora Laraine de Cássia Aguiar Rodrigues e EM Eva Xavier de Oliveira.

A equipe também participou juntamente com o departamento de Meio ambiente da exposição ao lado da Maria Fumaça, onde realizou uma exposição interativa da flora e fauna de nossa região e doou algumas mudas de pitanga. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.