Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

31/7/2014 - São Roque - SP

Mairinque - Granada aguarda nova E.M. Emília Borges com 11 salas e vagas para seiscentos alunos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Uma escola moderna com 2.068 metros quadrados de área construída, capacidade para mais de seiscentos alunos, espaço para onze salas de aula, sala dos professores, cozinha, cantina, laboratório, sala de informática, pátio e quadra coberta. Essas são as particularidades da nova Escola Municipal (EM) Emília Borges que está sendo construída na área onde funcionava o antigo Clube Cenaturis, na entrada do Bairro Granada. As obras devem estar concluídas em outubro deste ano.

Atualmente, a EM Emília Borges funciona na Rua Horácio Manley Lane, s/n, anexa à escola EM Prof.ª Benedita Camargo Valêncio, no Granada e tornou-se pequena para abrigar quase seiscentos alunos em sete salas de aula. Para contornar o problema, duas salas são emprestadas da EM Prof.ª Benedita Camargo Valêncio.

 

Mais conforto 

A escola é referência para moradores do Granada, Vila Barreto, Monjolinho e Recanto dos Eucaliptos. Professores, funcionários e moradores estão empolgados com o andamento das obras. Todos concordam que o novo prédio oferecerá mais conforto para os professores, que resultará em melhor aproveitamento para os alunos.

Conforme explica Marcos Donadon, diretor de Formação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mairinque, a escola atual funciona precariamente, sem pátio adequado para os estudantes fazerem a merenda, sem sala de informática, laboratório de ciências e quadra coberta. Segundo ele, todas essas atividades são realizadas na escola vizinha, onde a diretora gentilmente empresta seus espaços.

Donadon explica que existem várias propostas para o aproveitamento da antiga Escola Municipal Emiília Borges. “Depois que a escola se mudar para o prédio novo, existe a possibilidade de se fazer uma creche, um pólo cultural e educacional, ou mesmo um espaço para atividades da escola integral da EM Valêncio”.

 

Emília Borges

Emília Miranda Borges Pereira, a Professora Emilinha, como ficou carinhosamente conhecida, nasceu em Cerqueria César (SP) em 1º de outubro de 1936 e faleceu em Mairinque em 24 de abril de 2011.

Filha de Joaquim de Lima Borges e de Maria da Glória Miranda Borges, morou durante décadas na Rua Monteiro Lobato, centro da cidade. Seus irmãos, Jerônima Miranda Borges, Antônio de Pádua Borges, falecido em fevereiro de 2011 e Joaquim Tadeu Borges, moraram durante muitos anos em Mairinque.

Emilinha era viúva de José Pereira, falecido em 14 de abril de 1982, com quem casou-se em Mairinque em maio de 1961. Foi uma das fundadoras da Obra Social Municipal no início da década de 60. Começou a lecionar aos 18 anos no Bairro de Moreiras e deslocava-se para sua escola de trem pela linha que ligava Mairinque a Campinas, ferrovia desativada em 1983. Ingressou como professora efetiva no município de Ibirema (SP), sendo logo removida para Dona Catarina, já em Mairinque. De lá veio para a Escola Municipal Professor Manual Martins Villaça onde lecionou com muito amor e carinho até se aposentar.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.