21/5/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
Diante do perigo de uma epidemia de dengue no município, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Mairinque promoveu no sábado, 17 de maio, o Dia “D” de Prevenção e Combate à Dengue no bairro de Dona Catarina. A iniciativa ocorreu em virtude do registro de mais de cinquenta casos suspeitos de dengue, com sete deles confirmados na região.
Logo pela manhã, no Posto de Saúde do Bairro, o secretário municipal de Saúde, Antônio Sérgio Ismael, reuniu-se com agentes de saúde do município vizinho de Itu para tratar das estratégias de ação na região fronteiriça. “As duas cidades precisam trabalhar em conjunto para o bloqueio seja eficiente. A região está em estado de alerta e a população precisa colaborar, eliminando criadouros nos quintais e dentro de casa”, adverte o secretário.
Ao final do dia, dois caminhões carregados de detritos, pneus, vasilhames deixaram o bairro para dar a destinação correta ao material recolhido. O material reciclado foi encaminhado à Cooperativa de Reciclagem de Mairinque (COREMK).
Durante todo o sábado, a equipe liderada pelo secretário de Saúde, vasculhou terrenos baldios e visitou residências e chácaras na busca de criadouros do Aedes aegypti, o transmissor da dengue e casos suspeitos. Além do bloqueio de criadouros houve distribuição de folhetos e abordagens de populares nas ruas.
Números da Vigilância apontam mais de cinquenta casos suspeitos de dengue nessa região, com sete casos confirmados. “Não podemos afirmar com segurança se os casos positivos de dengue foram contraídos em Mairinque ou nas cidades vizinhas. De qualquer forma – prevê o secretário Municipal de Saúde, Antônio Sérgio Ismael – as ocorrências estão aumentando consideravelmente e, se não tomarmos providências enérgicas, corremos o risco de uma epidemia na cidade”.
Trabalho em conjunto
O secretário informou que já entrou em contato com autoridades sanitárias dos municípios que fazem fronteira com a região de Dona Catarina para que todos participem dessa ação dentro de seus domínios territoriais. “Na divisa dos municípios é importante que todos façam sua parte para que a ação traga os melhores resultados”, afirma Ismael.
As primeiras providências foram tomadas na última terça-feira, dia 6, com apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Sorocaba, quando foi realizado um trabalho de nebulização química numa área considerada crítica do bairro. Até o próximo sábado as nebulizações cobrirão novas áreas do bairro. “Mais importante é que a população se mantenha vigilante para evitar a formação de criadouros nos quintais ou nos terrenos baldios próximos de sua casa”, orienta Luiz Carlos Pinheiro, chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica.
Conforme explica o coordenador, a nebulização só mata o mosquito que já está voando, não mata a larva, que somente será eliminada a partir dos cuidados do morador com os possíveis locais em que a água fique parada.
As ações no Dia de Prevenção, programadas para sábado que vem, foram discutidas em reunião realizada na última semana no Posto de Saúde da Equipe de Estratégia em Saúde da Família, em Dona Catarina. Participaram dessa discussão o secretário, Antônio Sérgio Ismael, o coordenador da unidade, Edvaldo Rodrigues da Silva, técnicos sanitários, vereadores, lideranças comunitárias e o pároco de Dona Catarina, Sérgio Luís de Medeiros.
Estão previstas no bairro, além das varreduras, bloqueio de criadouros do Aedes aegypti e busca ativa para detectar casos de dengue, atividades como distribuição de panfletos de porta em porta, palestras de conscientização e tenda para aferição de pressão arterial. Luiz Carlos Pinheiro adianta que, na sequência, também estão previstas reunião e debates em escolas, igrejas e no Clube da Melhor Idade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.