11/8/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
Nessa semana, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da região de Sorocaba, realizou em Mairinque uma capacitação dos agentes comunitários para prevenção e combate da dengue. O objetivo do treinamento foi habilitar os agentes para orientarem a população quanto à prevenção e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti , mosquito transmissor da doença.
Além de palestra proferida por profissionais da Sucen, os agentes comunitários participaram de um trabalho de campo com busca ativa a residências e eliminação de criadouros em terrenos baldios e quintais. No percurso, os agentes receberam informações a respeito de todas as atividades de rotina no combate a dengue.
Participaram da capacitação os agentes comunitários dos Programas de Saúde da Família (PSF) das unidades de saúde do Vitória Baixo, Vitória Alto, Barreto Baixo, Barreto Alto, Dona Catarina e Porta do Sol. Também receberam instruções os coordenadores das unidades de saúde e da Vigilância Sanitária, além de agentes controladores de vetores da Vigilância Epidemiológica.
Eliminar criadouros
Conforme explica Luiz Carlos Pinheiro, chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque, mesmo com todo o trabalho de combate, “a contribuição da população continua sendo muito importante. Por isso é necessário que as pessoas eliminem quaisquer objetos e limpem todos os locais que possam acumular água, para evitar assim possíveis criadouros do mosquito”.
Pinheiro relata que além dos inúmeros casos de dengue confirmados na nossa região, foi registrado em Araçoiaba da Serra o primeiro caso de febre Chikungunya, uma doença semelhante à dengue, que pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue e pelo mosquito Aedes albopictus transmissor da febre amarela.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.