14/8/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
O Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Mairinque continua trazendo para nossa cidade uma rica e variada programação cultural, mérito de seus profissionais que com empenho, criatividade e dedicação, driblam os recursos financeiros limitados e viabilizam ótimas opções de cultura e lazer.
Uma delas começou no último sábado (09-08) e segue até o dia 28, das 9h às 17h, no Cemec. Trata-se da exposição ‘Forceps’ da fotógrafa sorocabana Nátalin Guvea. A artista faz autorretratos buscando colocar para o público um pouco de si, do seu mundo interno e de suas subjetividades, tendo como suporte a fotografia. "Ela usa a máquina fotográfica como um ‘fórceps’ que arranca à força, mas com delicada sutileza, o cerne da alma de tudo que vê e toca de uma forma que jamais imaginaríamos. Ela extrai da raiz, tudo que é vida”, afirmou Outro Luiz, professor de teatro da Escola Livre de Artes de Mairinque (Elam) e curador da exposição.
Os autorretratos de Natalin são feitos com luz natural e trazem sempre espaços inusitados, como uma casa abandonada ou uma floresta. Natalie também desenvolve o projeto ‘Lavanda’, onde busca fotografar mulheres com um olhar distante dos padrões de beleza estabelecidos pela mídia. Vale muito apena conferir.
Mas tem ainda muito mais...
A exposição fotográfica que mencionamos, faz parte de um programa mais amplo de atividades no Cemec. Trata-se do ‘Ocupa Cemec’ que a cada 15 dias, com intervalo de uma semana, trará exposições rotativas no saguão e nas áreas de entrada do Cemec. Prevê também que o artista não apenas exponha seus trabalhos, mas que os agregue ao ambiente, em composições e instalações que explore as possibilidades do local. Outra programação bastante criativa é o ‘Piano Livre’, onde um Piano de Caixa instalado no saguão do Cemec, ganha merecido destaque, e é oferecido ao público em geral que queira tocá-lo, mesmo não conhecendo música. “É uma interação com o público. É para que as pessoas se familiarizem com o instrumento, e gostem do ato de simplesmente produzir um som”, afirmam os organizadores. Bimestralmente acontecerá a ‘Mostra de Música’ que será itinerante: ora na Estação Ferroviária, ora na Praça Kiko, e Chico e por ai afora... Em formato de ‘roda musical’, vai levar ao público um mix de artistas locais com convidados de outras cidades.
‘Sobre Moinhos e Ventos’ e Cine Cemec
Para o mês de setembro o Departamento de Cultura da Prefeitura de Mairinque programa a peça ‘Espetáculo Sobre Moinhos e Ventos’, uma bela produção da companhia Coletivo 9, que terá exibição a preços populares. O ‘Cine Cemec’ vai rolar ainda em 2014 no piso superior do Cemec, com mostras de vídeo e cinema. Finalizando a rica programação cultural e de lazer na cidade, em meados de setembro começa o ‘Café Filosófico’. Uma roda de conversa sempre abordando temas contemporâneos nas diversas áreas do conhecimento, tendo como palco a biblioteca municipal, visando divulgar o espaço e ampliar a amizade entre pessoas e livros.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.