6/11/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
A equipe de xadrez de São Roque participou dos Jogos Abertos da Juventude em sua 31ª edição, cuja fase final foi realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, nas dependências do Clube Venâncio Ayres, localizado na cidade de Itapetininga. Os titulares do masculino participaram desta fase, que conta com a organização da Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude, em parceria com a cidade-sede.
Os adolescentes disputaram as finais contra outras nove equipes classificadas de diversas regiões do Estado de São Paulo, com até cinco enxadristas (quatro titulares e um reserva) em cada uma delas, sendo somado um ponto por vitória obtida. Com muita vontade e determinação, conquistaram o sétimo lugar ao final do evento, totalizando duas vitórias (contra os municípios de Guaíra e Birigui), duas derrotas (contra as equipes: a campeã São José dos Campos e a vice-campeã Guarujá) e um empate (contra o selecionado de Franca). Os atletas titulares de São Roque foram: Diogo Henrique Martins, Helber Martins de Moraes e Leonardo Antonio Costa.
Cada cidade finalista pôde se fazer representar por uma equipe com atletas de até 19 anos e, no caso de São Roque, esta é a primeira seleção masculina de xadrez do município que alcançou tal conquista, ao levar o nome de São Roque às finais dos Jogos Abertos da Juventude. “Parabenizo o Valdeci, que dirige brilhantemente nossas seleções, bem como a cada jovem pelo espírito e dedicação. A cidade de orgulha de cada feito de vocês. Parabéns”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.
Deve-se levar em conta o ocorrido na quinta e última rodada, quando, por motivos de transtornos e imprevistos no itinerário, os jovens iniciaram o confronto contra o time de Birigui com uma desvantagem de cinquenta e seis minutos, entretanto, de maneira heroica, eles conseguiram sair vitoriosos pelo placar de 3x1.