5/8/2015 - São Roque - SP

Vigilância quer antecipar prevenção para minimizar efeitos da dengue em 2016

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Neste ano de 2015, no município, o número de casos de dengue cresceu quase 100% na comparação com o ano passado. Foi assim em quase todo o País e especialistas advertem para o perigo de uma epidemia em 2016. Em cima dessa projeção, a Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque inicia um plano de ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

Vanessa Paulino, secretária municipal de Saúde, em comunicado enviado a todas as secretarias municipais, convocou uma reunião para a próxima quinta-feira, dia 13, quando serão propostas ações intersetoriais para a prevenção da dengue. “Não basta agir apenas quando a doença avança, é necessário o controle constante do mosquito, do contrário a dengue continuará crescendo”, afirmou.

Mairinque fechou o ano da dengue em julho de 2015 com a confirmação de 177 casos autóctones (quando a contaminação ocorre no próprio município), 154 importados, num total de 909 casos investigados. “A melhor hora para a prevenção é agora. Uma vez a epidemia instalada as ações de bloqueio e eliminação de criadouros tornam-se mais difíceis uma vez que nossa atenção fica voltada para as buscas ativas e cuidados com os infectados”, ponderou a secretária.

Segundo Vanessa, o trabalho da Vigilância, na próxima temporada, será facilitado com a contratação de 35 novos agentes da dengue concursados que já estão sendo treinados pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN-Sorocaba). Ela adiantou que será intensificado o trabalho de conscientização nas escolas, notificações para proprietários de terrenos baldios, vistorias em borracharias e visitas domiciliares, entre outras providências.