9/3/2015 - São Roque - SP

Vigilância pede apoio da população para combater a dengue

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Mairinque contabiliza 29 casos positivos da doença e planeja nova força-tarefa, desta vez na Nova Mairinque, para uma ação de conscientização e eliminação de criadouros

“Muita coisa jogada em quintais e terrenos baldios. Pneus, encerados velhos com bolsões de água parada, calhas entupidas, lajes com acúmulo de água, tambores e outros reservatórios abertos, caixas d’água sem tampa, além de muito entulho que serve como criadouro para o mosquito da dengue e para a proliferação de ratos, baratas, escorpiões e outros insetos nocivos à saúde”.

Essa avaliação foi feita pela secretária municipal de Saúde de Mairinque, Vanessa Paulino, acerca da força tarefa contra a dengue realizada no último sábado, dia 28, nos bairros Vila Barreto, Granada, Monjolinho e Marmeleiro. “Se a população não fizer a parte dela não conseguiremos vencer essa batalha contra o aedes aegypti. Essa epidemia já está fora de controle nas grandes cidades e logo as pequenas cidades estarão enfrentando o mesmo problema”, advertiu a secretária.

Vanessa tem motivos para se preocupar. O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Mairinque (VEM), na última quarta-feira, dia 4, aponta a notificação de 29 casos positivos de dengue em Mairinque, sendo que, desses, nove foram contraídos na cidade e os outros vinte importados de outros municípios.

Neste próximo sábado, dia 7, está previsto um novo mutirão contra a dengue, desta vez no Bairro Nova Mairinque. Serão realizados busca ativa de pessoas doentes, eliminação de criadouros e um trabalho concentrado de conscientização. “Só a população, ciente das suas responsabilidades e dos perigos dessa doença, conseguirá reverter essa situação em Mairinque. O poder público faz a sua parte, mas precisa da ajuda do cidadão”, lembrou Vanessa Paulino.