6/11/2014 - São Roque - SP

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa no próximo sábado

da assessoria de imprensa

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa no próximo sábado, dia 8 de novembro, em Mairinque e em todo o país. Com término para o dia 28 de novembro, a previsão é que 11 milhões de crianças sejam vacinadas no Brasil.

O Dia D de Mobilização Nacional será realizado nos dias 8 e 22, nesses dois dias, todas as unidades de Saúde de Mairinque, ficaram abertas das 8h às 16h para imunizar as crianças contra a poliomielite e receber a dose contra sarampo, que também protege contra a caxumba e rubéola.

Durante a semana, das 7h às 16h, todos os postos de saúde do município também aplicarão as doses. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque é vacinar de 2.500 a 2.800 crianças na cidade.

Serão vacinadas contra a pólio todas as crianças de seis meses a cinco anos de idade, enquanto a imunização contra Sarampo/Caxumba/Rubéola será oferecida para as crianças de um até cinco anos de idade.

“Não deixe de levar os seus filhos para serem imunizados, o sarampo e a poliomielite podem deixar graves sequelas e até levar a óbito”, afirmou o enfermeiro chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro.

Poliomielite

O último caso de poliomielite transmitida dentro do Brasil ocorreu no Estado de São Paulo, no ano de 1989. Desde então não houve novos casos registrados e, em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

Por isso, a vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no País, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014 dez países registraram 149 casos da doença, com maiores concentrações no Paquistão, Nigéria e Afeganistão.

Sarampo

Os últimos casos de sarampo transmitidos dentro do Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.

No Brasil, em 2014, já foram confirmados 514 casos de sarampo, sendo 486 somente no estado do Ceará. No mundo, nesse ano, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva.