12/3/2015 - São Roque - SP

“Teatro de Páscoa 2015” entra em cena na última semana de março em São Roque

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Com organização da Prefeitura de São Roque, por meio do departamento de Cultura e Turismo, a edição 2015, do Teatro de Páscoa, já tem data e horário definidos. O evento, que apresenta produções artísticas distintas e equipe técnica dedicada a realizar um trabalho de qualidade, privilegiando atores e profissionais locais nas mais diversas funções, ocorrerá de 27 a 29 de março, às 20h, na Brasital. Para retirar o ingresso, o público deverá doar um litro de leite (o material arrecadado será doado para instituições que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social). “O Teatro de Páscoa passou a ser um grande encontro anual, onde em pouco mais de um mês levantamos o espetáculo com muita alegria, que para mim é o grande sentido da Páscoa”, afirma a diretora artística Lisa Camargo.

A equipe atual conta com 23 pessoas (dezessete atores, dois músicos e quatro membros na produção). Assim como nos anos anteriores, dois grupos de teatro da cidade integram o elenco: a Companhia de Eros e o Grupo Casca Grossa. "Teremos ainda dois convidados do Coletivo 09, de Mairinque, além de alguns atores de São Paulo. Quem irá interpretar Jesus? Ainda é segredo”, declara a diretora.

A cada edição a abordagem e o enfoque do trabalho se diferenciam. Como não há a preocupação em seguir rigorosamente a versão bíblica ou destacar apenas os aspectos religiosos, a encenação possibilita metáforas, poesia, ficção e não se apoia apenas em textos canônicos, aceitos pela Igreja. “Este ano dedicamos a pesquisa sobre as mulheres que seguiam Jesus. Durante esse processo descobrimos que a partir do século IX verificou-se quase simultaneamente em todo o mundo católico romano o culto a essa representação dramática, tendo como ponto de partida a celebração da Páscoa”, comenta Lisa Camargo.

Assim, surgiu o tema de 2015: “Visitatio Sepulchri”. Privilegiando o papel da mulher, no centro, está o evangelho apócrifo de Maria Madalena. A reflexão proposta será o amor pela humanidade em tempos de tanta violência, algo que ainda parece apenas ao alcance de personagens como Jesus. “Com certeza será um evento maravilhoso. O prefeito Daniel incentiva estes acontecimentos e a equipe que se une na produção é espetacular. São Roque vai se surpreender com mais este Teatro de Páscoa”, destaca o diretor do departamento de Cultura e Turismo, Roque Gabriel Rodrigues.