28/3/2014 - São Roque - SP

São Roque recebe mais três médicos do programa “Mais Médicos”

da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

São Roque recebeu oficialmente na última semana, mais três médicos do Programa “Mais Médicos” do governo federal. Eles foram apresentados na cidade e recebidos em uma reunião com o Prefeito Daniel de Oliveira Costa.

Os profissionais, desta vez, são três venezuelanos. Eles se juntarão as outras duas médicas cubanas que já estão no município. Todos atenderão na rede básica de saúde, atuando 8 horas por dia (cada um num bairro, no posto de saúde local). Os três venezuelanos que chegaram são: Martin Ramon Navarro Simoza, 29 anos, natural de Aragua, Daniel Eduardo Lasso Uzcategui, 29 anos, natural de Trujillo e Maria José Mirabal Sacz, 27 anos, natural de Trujillo. Ela é esposa de Daniel Lasso. Todos estão há quatro anos atuando na medicina. Os três desembarcaram no Brasil por meio do programa há um mês e 15 dias. Ficaram em Brasília onde participaram nesse tempo de um curso do SUS e de aulas de português. Em São Roque estão hospedados num hotel até serem transferidos para uma residência fixa. O Departamento de Saúde deve informar nos próximos dias quais os postos de saúde que eles trabalharão.

MÉDICAS CUBANAS:

A primeira médica cubana a chegar no município pelo programa “Mais Médicos” foi Moraima Ganga, 50 anos. Ela foi apresentada no fim do mês de dezembro e começou as atividades em janeiro em São João Novo. A segunda médica Yuneisy Macias Zuniga, 33 anos, chegou há duas semanas e começará a trabalhar nos próximos dias em local a ser definido.

MUNICÍPIO RECEBERÁ MAIS UM MÉDICO NOS PRÓXIMOS DIAS:

São Roque receberá ainda mais um médico. Ele deve ser apresentado oficialmente no início da próxima semana. A cidade é a única na região do estado de São Paulo a receber essa quantidade de profissionais. O novo médico a compor o quadro é brasileiro, servia o exército e estava na Amazônia.

EXPECTATIVA É DE MELHORA NO ATENDIMENTO:

O Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, disse estar satisfeito com a vinda dos médicos, o que resultará num atendimento de maior qualidade junto ao são-roquense. Daniel afirma que até o momento, o programa ajudou muito o município e o exemplo é o trabalho da médica cubana Moraima Ganga que chegou em dezembro. “Moraima começou a trabalhar oficialmente em janeiro no posto de Saúde de São João Novo. Atende 8 horas por dia, e com isso, todas as reclamações de falta de médico neste bairro acabaram. Os moradores gostaram, pois ao precisar do atendimento, a médica está à disposição no posto. Agora com a chegada de mais médicos, outros postos de saúde também receberão os profissionais, oferecendo ainda mais qualidade no atendimento junto ao cidadão. A expectativa, se tudo ocorrer bem, como no caso da médica Moraima, é de que os atendimentos na Santa Casa possam diminuir conseqüentemente, pois boa parte dos casos sem urgência será resolvida no próprio bairro com o médico, não havendo a necessidade da pessoa se deslocar até o centro. Aderimos ao programa e tudo que estiver ao nosso alcance em prol da Saúde será feito”, finaliza.