29/4/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de São Roque
Deve entrar na pauta da Câmara, nos próximos dias, Projeto de Lei de autoria do vereador do povo, Mestre Kalunga, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e tecidos, no Município. A iniciativa institui o “Setembro Verde”, e une São-Roque ao movimento nacional em prol da vida, coordenado pelo cirurgião cardiovascular e coordenador da Comissão de Doação de Órgãos da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Doutor José de Lima Oliveira Junior.
Tornando-se Lei, os eventos relacionados ao tema acontecem no referido mês. No dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Em 2013, a cidade de São Paulo iluminou monumentos na cor verde para chamar a atenção para a doação. Entre eles a Ponte Estaiada, Monumento das Bandeiras e Obelisco, e baixos do Viaduto do Chá. A cor verde é o símbolo desse tipo de doação em todo o mundo.
Para o vereador Mestre Kalungaé fundamental o incentivo à doação e a prestação de informação correta à população. “Quanto mais a população se conscientizar da importância de se tornar um doador, menor será a angustiante fila de espera por órgãos”, diz.
Doação no Brasil
Graças à melhoria da infraestrutura e ao aumento da sensibilização das famílias, o número de doadores no Brasil tem crescido. No ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, foram realizados 23.999 transplantes, maior número da última década. O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo.