10/9/2015 - São Roque - SP

Saúde realiza vacinação contra o HPV

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Começou em Mairinque a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), agente que pode causar câncer de colo de útero e outras doenças. Meninas de 9 a 11 anos devem procurar um centro de saúde para receberem gratuitamente a segunda dose da vacina.

A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV, entre eles dois tipos de HPV de baixo risco HPV 6 e 11 , responsáveis por cerca de 90%  das lesões anogenitais e os tipos HPV 16 e 18  que são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo.

Vale ressaltar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem usar preservativos nas relações sexuais.

A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de  9 a 14 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira.

“As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação. As que iniciarem o esquema agora em setembro retornarão para tomar a segunda dose daqui a seis meses, em março do ano que vem”, afirmou o chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica de Mairinque, Luiz Carlos Pinheiro.

A Secretaria de Saúde orienta que as mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV/Aids ou que residem com o portador também procurem os centros de saúde para serem vacinadas.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo do útero é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres, no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de cinco mil mulheres morrem de câncer de colo de útero todos os anos no País.