11/8/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama
Com o objetivo de aprimorar ainda mais os trabalhos realizados com artesãos no município, ampliando o universo de trabalho dos empresários e empreendedores rurais e qualificando a mão de obra do artesão em Araçariguama, a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Vanilse Cristina de Freitas, acompanhada de representantes da Casa do Artesão Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Cultura e Turismo, estiveram na cidade de Apiaí visitando as oficinas de produção da Rota da Cerâmica.
A cerâmica tradicional da região do Alto Vale do Ribeira, onde se localiza Apiaí, é considerada uma das mais importantes manifestações da cultura popular no Brasil. Durante séculos, a região permaneceu isolada e à margem do desenvolvimento do resto do estado, preservando suas técnicas ancestrais de artesanato. Produzidas com os conhecimentos herdados dos índios guaranis, os artesãos locais ainda utilizam a técnica de rolinhos para “tecer” com argila peças utilitárias de formatos únicos. Hoje, os artesãos se organizam em grupos de produção e fazem desta arte uma importante fonte de renda, além de um grande atrativo turístico para a região.
Durante a visita técnica, o grupo de Araçariguama conheceu diversos grupos ceramistas, entre eles o ‘Arte nas Mãos’; ‘Mestras do Encapoeirado’, ‘Ceramistas de Barra do Chapéu’; e ‘Ceramistas de Itaoca’. A equipe Araçariguamense aproveitou ainda para conhecer as técnicas de confecção do artesanato em Cerâmica, o processo de criação e funcionamento de associações e entidades voltadas para a comercialização e geração de renda da arte ceramista, a utilização do artesanato como atrativo turístico, o funcionamento da parceria entre setor público e privado, dentre outros temas.