12/6/2015 - São Roque - SP

Recém inaugurada, unidade de saúde do Capuava já apresenta resultados

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Moradores do Bairro do Capuava, situado entre as regiões do Mato Dentro e Cristal, desde a última semana contam com uma nova unidade de saúde que funcionará as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, na antiga Escola Municipal Bairro Capuava, próxima ao Bar do Cow Boy.

Nas manhãs de terças-feiras o atendimento estará a cargo da médica do Programa de Saúde da Família (PSF), a clínica-geral Arlete Lima Barros, que também atende no PSF de Dona Catarina.  “Aos poucos vamos adequar o espaço com reformas e equipamentos e material humano suficiente para, futuramente, transformar o local numa Unidade Básica de Saúde (UBS). “Agora, a prioridade é atualizar o cadastramento dos moradores e iniciar um trabalho de conhecimento do território”, planeja a médica.

Ela lembra que a unidade do Capuava já realiza atendimento básico e gratuito em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e Enfermagem. “Já temos cerca de trinta pacientes agendados para exames de sangue. Iremos atualizar a carteira de vacina de todos os usuários do bairro, transformar em rotina o pré-natal e os exames periódicos tanto para os homens como para as mulheres”, projeta.

A médica constatou que a hipertensão é a grande vilã que ameaça a saúde dos moradores atendidos nessa primeira semana, “sem uma alimentação adequada e sem acesso a serviços de saúde, durante muitos anos entregues à própria sorte, essas pessoas precisam começar a ser tratadas, pois a pressão alta e a diabetes, por exemplo, são doenças silenciosas que debilitam e acabam levando à morte”, adverte a médica generalista Arlete Lima Barros.

Às quintas-feiras, o atendimento fica a cargo da enfermeira padrão, Jucimeire Macedo de Oliveira, que cuida da coleta de exames laboratoriais, pré-natal, injeções, curativos, vacinas e fornecimento de medicação básica.

O pedreiro Reginaldo Silveira Barbosa, 34 anos, acompanhado de sua esposa, a monitora de transporte escolar, Suellen Felicíssimo Costa, 24 anos, comparecerem na nova unidade na última terça-feira, dia 9, para fazer exames de sangue. Ambos moram no Sítio São José, no Capuava e contam que, até agora, a alternativa que tinham para cuidar da saúde era o Posto de Saúde da Cidade Nova, no município de Itu, ou na Unidade Básica do PSF de Dona Catarina.

 “A gente fica feliz de saber que pode contar com um posto de saúde aqui no bairro, pelo menos duas vezes por semana. Agora vamos conversar com o prefeito Binho para pedir que o posto funcione todos os dias”, explica Reginaldo. Binho Merguizo, por sua vez, adiantou que a reivindicação de Reginaldo é mais do que justa.

 “Agora estamos na fase de reformar, pintar, dar condições e oferecer um mínimo de infraestrutura para o funcionamento adequado aos moradores. Os profissionais do PSF vão promover o cadastramento e o conhecimento do território para que, num segundo momento, possamos implantar uma Unidade Básica de Saúde completa neste bairro tão carente”, planeja o prefeito de Mairinque.