20/12/2017 - São Roque - SP

Projeto do Instituto Federal atende mais de 300 turistas na Brasital

Iniciado em 2015, o projeto “Ecoturismo na Brasital: uma experiência histórico-cultural e ambiental em São Roque” atendeu, neste ano de 2017, mais de 300 pessoas que visitaram a antiga fábrica de tecidos.

Fruto de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque (IFSP/SRQ) e a Prefeitura, e sob a coordenação do prof. dr. Rogério de Souza Silva, o projeto visa aprimorar a formação dos estudantes dos cursos superiores da instituição através da prática de ecoturismo no Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital (CECT Brasital), tradicional ponto histórico, cultural e ambiental da cidade de São Roque. Além disso, tal iniciativa busca conscientizar os frequentadores para a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural do CECT Brasital.

De abril a novembro deste ano, o bolsista e estagiários do IFSP/SRQ realizaram, todos os domingos, das 10h às 15h, visitas monitoradas relatando as histórias e estórias da localidade. Nesse roteiro, formado por uma caminhada de 40 minutos, os estudantes destacavam as noções de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Nesses meses do projeto, os monitores também identificaram os prédios e pontos históricos através da colocação de placas de identificação (com a tecnologia de QR Code), para facilitar a participação e interação dos visitantes.

O projeto de Ecoturismo na Brasital foi possível devido ao apoio institucional da IFSP/SRQ, do Departamento de Educação e Cultura da Estância Turística de São Roque e de estabelecimentos comerciais da cidade que forneceram alimentação aos monitores: restaurantes Campestre, Casa da Luiza e Padaria Colonial.