28/8/2017 - São Roque - SP

Prefeitura realizou solenidade de Juramento a Bandeira na Câmara Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

A Prefeitura da Estância da Estância Turística de São Roque, por meio da 148ª Junta de Serviço Militar, da 14ª Circunscrição do Serviço Militar, promoveu na manhã do último dia 23, a solenidade de Juramento à Bandeira, na Câmara Municipal.

Cerca de aproximadamente 200 jovens da classe 1999, que completam ou já completaram 18 anos neste ano de 2017, participaram da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar, documento que comprova que eles estão em dia com o Serviço Militar Obrigatório. Pais e parentes acompanharam a cerimônia.

No juramento, os jovens se comprometeram em defender a nação brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a serem convocados. Os dispensados continuam com sua obrigação militar até no ano que completarem 45 anos.

Os conscritos que prestaram o juramento comprometem-se em atender às futuras convocações de emergência em caso de necessidade em exercício às atividades desempenhadas pelas Forças Armadas, assim como participar da mobilização de todos os encargos com a defesa nacional.

O prefeito Claudio Góes, presidente da Junta Militar, participou da cerimônia, que foi dirigida pelo Delegado da 1ª Delegacia do Serviço Militar, da 14ª CSM, 1º Tenente do Exército, Jairo Junior Xavier.

Claudio Góes e o 1º Tenente Jairo Junior Xavier, fizeram um discurso breve. "Este ato solene tem muita importância na vida de cada cidadão brasileiro. É um momento em que todos assumem uma grande responsabilidade com a nossa nação", destacou o prefeito.

"Quero dizer a todos que a fidelidade a esse compromisso é que possibilita a nossa soberania, a nossa unidade nacional e o nosso engrandecimento como Nação", afirmou o 1º Tenente. 

De forma simbólica, prefeito e demais autoridades presentes efetuaram a entrega dos certificados de dispensa de incorporação a 4 jovens. Os demais receberam o documento após o encerramento da solenidade.

"O Certificado de Dispensa de Incorporação é o único documento legal e obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior. Vocês são exemplo de participação, entusiasmo e seriedade com os compromissos formais", 1º Tenente Jairo Junior. 

Prazo - Aqueles que perderam o prazo do Alistamento Militar devem comparecer a Junta de Serviço Militar da Prefeitura e mediante pagamento de multa solicitar o alistamento.

Também participaram da solenidade, o 1º Sargento PM Paulo César Arruda (representado o Comandante Ceoloni), o Comandante Inspetor-Chefe da Guarda Civil Municipal, Rogério Soares Pereira e o Secretário da Junta do Serviço Militar da Prefeitura, Lincoln Simões de Almeida.