10/4/2015 - São Roque - SP

Prefeitura realiza Arrastão contra a Dengue

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Com 74 casos de Dengue confirmados no município, a Prefeitura de Araçariguama não tem medido esforços para evitar que a doença se propague ainda mais.

Para reforçar as ações e providências que já estão sendo tomadas, o Prefeito Roque Hoffmann criou uma verdadeira força tarefa para o combate ao mosquito da dengue. Mobilizando várias secretarias, desde 29 de março, diversos setores da Administração Municipal estão trabalhando em conjunto para o controle da doença na cidade.

Agentes de vetores municipais têm trabalhado de forma intensa no combate aos criadouros da doença. Além de continuar visitando residências, orientando moradores sobre os cuidados a serem tomados para evitar o alojamento do mosquito transmissor da doença, a Vigilância Sanitária de Araçariguama está priorizando as ações de bloqueio de nebulização em diversas áreas da cidade.

A nebulização é utilizada para matar mosquitos adultos e evitar a transmissão de novos casos no local onde já há indivíduo positivo. Nessa etapa, os agentes pedem autorização das famílias para passar o inseticida nas residências. Não é necessário que o agente entre dentro da casa, pois ele consegue fazer esse trabalho pelas janelas. Nesse processo, ninguém pode entrar na residência por cerca de 30 minutos para evitar intoxicação com o produto.

Servidores da Secretaria de Obras e Serviços Municipais estão recolhendo objetos e entulhos que poderiam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Uma equipe está realizando a limpeza de áreas públicas e beira de córregos (com foco na eliminação de criadouros do Aedes).

A Prefeitura também esta notificando aos proprietários para limpeza de terrenos vazios e esta trabalhando na formatação de uma lei municipal para ações emergenciais no controle à Dengue.

Nas escolas da Rede Municipal estão sendo realizadas ações educativas e de conscientização. Carros de som também estão sendo utilizados para orientar e alertar a população.

No entanto, de acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, a maior dificuldade encontrada no combate a dengue tem sido o descaso e a falta de colaboração de alguns munícipes.  “Infelizmente, algumas famílias não recebem ou dão autorização para que o agente faça esse trabalho e sua casa ficando esta desprotegida, podendo posteriormente prejudicar os vizinhos. Para que o combate à dengue seja eficiente, tem que haver uma grande mobilização entre moradores e poder público. Todos têm que se empenhar, já que é impossível vistoriar cada canto do município após cada chuva. Ressaltamos que a população deve estar atenta, pois o período atual é propicio à proliferação do mosquito transmissor da dengue, portanto a colaboração de todos é fundamental. Não deixar água parada e usar repelentes são medidas simples e eficazes. Não existe vacinação contra dengue e por isso é importante que cada um tome essas precauções porque essa é uma doença que pode levar à morte” alerta Claudia Rodrigues Cacciari, responsável pela VISA.

O Prefeito Roque também reforçou o pedido para que a população contribua com a campanha. “Nós precisamos que cada cidadão faça a sua parte, verificando possíveis criadouros dentro e fora da residência, como água parada, vasos de plantas, pneus e recipientes que servem como focos do mosquito. Temos profissionais treinados e qualificados para ajudar a população na prevenção contra a dengue, mas para termos sucesso nesse trabalho, dependemos que o morador os receba e ouça as orientações de nossos agentes. Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados.” ressaltou o Prefeito.