25/1/2016 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
O Prefeito Binho Merguizo conheceu na manhã dessa quarta-feira, dia 20, o Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido para o município de Mairinque por meio da empresa URBA – Arquitetura e Design para Cidades Ltda - ME, contratada por meio de licitação, para realizar o projeto.
O Plano, baseado em estudos técnicos realizados em 2015, propõe, a curto e médio prazo, alterações no tráfego de veículos e pedestres de modo a proporcionar maior fluidez e segurança no deslocamento de pessoas, veículos e cargas no espaço urbano de município.
A apresentação do Plano de Mobilidade ocorreu no Paço Municipal de Mairinque e contou, ainda, com a participação do secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, Claudinei Rosa, do secretário municipal da Casa Civil, Roberto Gemente, chefe da Divisão Municipal de Arquitetura e Urbanismo, Teresa Cristina Baglini Amaral e Rogério Alves, coordenador dos planos de mobilidade da Urba.
“Mairinque é uma das poucas cidades da região que está desenvolvendo um Plano de Mobilidade Urbana, um projeto desses será muito importante para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou o secretário de Obras.
O próximo passo agora será a apresentação desse Plano em audiência pública, que será realizada na Câmara Municipal, no próximo mês. “Precisamos da participação de toda sociedade, para que possam conhecer o teor do Plano, apontarem sugestões e assim finalizaremos o Plano para criar o projeto de lei, que será encaminhado aos vereadores para aprovação”, afirmou Teresa.
O prefeito Binho Merguizo lembrou que o transporte e acessibilidade são responsabilidade do Poder Público. “Estamos elaborando um Plano eficiente, baseado em estudos técnicos que da ABNT/NBR 9050 que trata da acessibilidade, edificação, mobilidade, espaço e equipamento urbano. Portanto, esperamos a aprovação na Câmara para que possamos desenvolver as ações necessárias e assim melhorar a mobilidade urbana de nossa Mairinque, melhorando a qualidade de vida”, finalizou Binho.
Plano de Mobilidade Urbana em Mairinque
Rogério Alves, coordenador dos planos de mobilidade da Urba, que supervisionou o estudo na cidade, afirmou que “Mairinque como muitas outras cidades brasileiras, cresceu sem planejamento e desordenada e agora estamos enfrentando os problemas relacionados à mobilidade, por isso, se não quisermos ver a cidade entrar em um colapso urbano precisamos fazer algo desde já, para colhermos os resultados futuramente”.
Alves listou várias mudanças que precisam ser realizadas na cidade, não apenas no centro mas também nos bairros. Segundo ele é preciso adaptar a cidade com guias para acessibilidade para deficientes físicos, revisar parâmetros para empreendimentos geradores de tráfego, além de melhorar e padronizar o modelo atual de calçadas.
O coordenador também destacou a necessidade de implantação de semáforos em locais de grande circulação de veículos como no Jardim Cruzeiro, Centro e Vila Sorocabana.
No entender de Rogério Alves, a mobilidade urbana ganharia em qualidade com a duplicação e asfaltamento de ruas de ligações entre os bairros e ruas coletoras (vias que captam o fluxo de veículos), implantação de ciclovias, fixação de placas de sinalização de trânsito e turismo, bem como com a padronização e reformulação de pontos de ônibus e redefinição de horários e linhas do transporte coletivo.