11/8/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
A Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Bem Estar Social, da socióloga Camila de Queirós Mattoso Violani e da Associação Quilombo do Carmo, iniciou, no mês de junho, um projeto social voltado ao resgate e valorização da cultura afro nesta comunidade.
A proposta visa contribuir para o reconhecimento da identidade afro-brasileira, dos remanescentes do Quilombo do Carmo, com a produção da boneca Abayomi, confeccionada em pano, sempre negra, de formas e tamanhos variados, e de confecção muito simples. Ela não utiliza cola nem costura, os retalhos são apenas amarrados. “Temos que preservar e valorizar nossa cultura, em todas as suas áreas, e esta ação no bairro do Carmo certamente contribui muito para isso, pois se trata de uma importante comunidade. Nossa parceria com a associação gera bons frutos e continuaremos buscando outras ações para esta comunidade”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.
O significado:
Abayomi significa encontro precioso, sendo que Abay é encontro e Omi, precioso, em iorubá. Simboliza, também, aquele que traz felicidade ou alegria. Pode ser traduzida como “Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim” ou “Ofereço aquela que traz minhas qualidades”.
No período da escravidão, nos navios negreiros, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam abayomis para as crianças brincarem. E já aqui, como escravos, reuniam-se na senzala e confeccionavam as Abayomis pedindo saúde e prosperidade.
As bonecas produzidas em São Roque foram vendidas na Festa da Nossa Senhora do Carmo e estão à venda no quiosque do Fundo Social de Solidariedade nas “Festas de Agosto 2014”.