15/6/2016 - São Roque - SP

Prefeitura intensifica apoio às famílias atingidas pelo temporal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Dois dias após o temporal que atingiu o Bairro Sebandilha, mais precisamente o Condomínio Sete Casas, moradores do local ainda sentem os incômodos da falta de energia elétrica, cômodos destelhados, camas e roupas molhadas, além de galhos e árvores espalhados pelas ruas e quintais. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Obras permanecem no local, prestando todo apoio às mais de cem famílias atingidas.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de sessenta casas sofreram sérias avarias como destelhamento e quedas de muros e paredes. “Quando chegamos para atender a ocorrência na segunda-feira a visão era assustadora, parecia coisa de cinema, casas destruídas e as pessoas muito assustadas. Com as ruas obstruídas as pessoas saíam a pé em busca de ajuda”, relatou o coordenador municipal da Defesa Civil, Evandro da Silva.

O trabalho intensivo na terça-feira (7), um dia após o temporal, foi de limpeza nas casas e retirada das árvores que caíram sobre os caminhos e impediam que as viaturas de apoio pudessem descer. Na manhã da quarta-feira, a equipe da Secretaria de Assistência Social percorreu as casas, fazendo um levantamento das principais necessidades das famílias no momento.

“Estamos percorrendo todas as casas para tomarmos providências emergenciais como fornecer colchão, cobertor, roupas e alimentos. A Prefeitura, imediatamente, providenciou o envio de caminhões-pipa para o reabastecimento de água nas casas”, destacou a chefe de divisão da Secretaria de Assistência Social, Michele Lucena.

Na conversa com os socorristas, os moradores relataram que os animais de estimação também sofreram com o temporal. “Além do desaparecimento de alguns cães e gatos, a criação de galinhas também foi afetada. Devem ter sido levadas com a força dos ventos, pois quando fomos ver o tamanho do estrago, muitas haviam sumido e outras, que eram de vizinhos, estavam no nosso quintal”, destacou uma moradora do condomínio.

Na quarta-feira as equipes da CPFL ainda estavam no local para reinstalar todo o sistema elétrico que foi danificado. Durante o temporal, a maioria dos postes caiu e a previsão é que a energia comece a ser restabelecida nos próximos dias.

Alerta

 “Deixei todos os setores da Prefeitura de prontidão para atender as ocorrências”, informou o prefeito Binho Merguizo, lembrando, ainda, que todo o pessoal da Defesa Civil, Bombeiros e o do Departamento de Obras continua de plantão para atender chamadas nos locais atingidos pelo aguaceiro. “Além dos estragos nas residências as pessoas enfrentam problemas com a falta de energia elétrica e dificuldades com o transporte. Temos homens e máquinas no local para prestar o melhor atendimento possível”, garantiu o prefeito.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está prestando total apoio e os donativos podem ser levados na sede do Fundo Social de Solidariedade na Praça Dom José Gaspar da Fonseca, 80 (Praça da Matriz).

Blackout comprometeu vacinação

Em Mairinque, a falta de energia elétrica no período de 15h30 de segunda-feira até às 5h30 de terça trouxe sérios prejuízos para a saúde pública. Todo o estoque de vacina contra a influenza das unidades básicas de Saúde foi inutilizado. As vacinas que sofreram alterações foram encaminhadas para o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE-31) em Sorocaba para avaliação e possível utilização ou descarte.

Já os medicamentos do calendário vacinal das crianças, acondicionadas na UBS da Vila Sorocabana em geladeiras alimentadas por geradores, foram preservadas. Por isso estão garantidas as imunizações contra a BCG-hepatite, tríplice viral, varicela, pneumo-10, meningo C, HPV, hepatite, hepatite A, dTpa (gestante), penta, antirrábica e influenza para a segunda dose das crianças.

Luzia Helena Lima Mirim, secretária municipal de Saúde, adiantou que a Campanha de Vacinação contra a H1N1 está suspensa até segunda ordem. Segunda ela, as previsões de retomada da campanha são pessimistas uma vez que parte dos estoques de vacina da própria GVE-31 também ficaram comprometidas. “Estamos em contato permanente com Sorocaba e esperamos boas notícias para reiniciar a campanha o mais rápido possível”, informou a secretária.