13/2/2017 - São Roque - SP

Prefeitura estuda parceria com vale da benção para ampliação do projeto vou vencer

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Atualmente projeto atende 52 jovens e a ideia é ampliar esse número para 102, e capacita-los
 para o mercado de trabalho.

A Prefeitura de Araçariguama, promoveu uma espécie de força tarefa, envolvendo as Secretarias de Assistência Social, Governo, Assuntos Jurídicos, Indústria e Comércio, Diretoria de Projetos Especiais e Fundo Social de Solidariedade, que juntas participaram de uma reunião com a equipe gestora do Vale da Benção, para apresentação do projeto “Vou Vencer”- que faz parte do Programa Jovem Aprendiz, e tem como principal objetivo, evitar que menores fiquem à margem da sociedade e tenham uma qualificação por meio de cursos que garantam a capacitação, resultando em melhores oportunidades de trabalho.

 O programa atualmente, oferece cursos de aprendizagem em diversos setores de renomadas empresas do município, tais como: Mitsue Alimentos, Pernambucanas, Castelinho da Pamonha, Adezan, entre outras. Na reunião foram tratados assuntos que abordaram a possível parceria, exposto os programas sociais que o Vale da Benção realiza nas cidades de Araçariguama, Sorocaba e São Paulo, além  da apresentação dos dados do projeto “Vou Vencer”.

 O Vale da Benção é credenciado ao Ministério do Trabalho, para oferecer qualificação e inserir os jovens no mercado de trabalho.

 Para a Prefeita Lili Aymar, essa é uma grande oportunidade tanto para os empresários, quanto para os jovens. “É importante que os empresários sejam visionários e enxerguem nesta parceria com o projeto “Vou Vencer”, um investimento num futuro profissional que será completo e que trará muitos frutos para empresa. Nossa equipe técnica está estudando a viabilidade desta parceria, que com certeza nos trará benefícios. Haja visto que a capacitação e profissionalização, são prioridades em nossa gestão”.

LEI DO JOVEM APRENDIZ

A Lei da Aprendizagem, ou Lei do Jovem Aprendiz, n° 97/2000 , foi regulamentada pelo Decreto Federal n° 5.598/2005, determinando que as empresas de médio e grande porte devem ter um percentual de 5% e 15% de jovens aprendizes em suas instalações, para trabalhou ou estágios, exercendo alguma atividade dentro da empresa com vistas a adquirir experiência prática. O percentual também se relaciona com as funções que a empresa necessita. Assim, se a empresa possui 100 empregados trabalhando como mecânico, deve ter pelo menos 5 adolescentes do Programa. Para se candidatar a uma vaga do programa Jovem Aprendiz, o adolescente precisa estar estudando em escola de ensino normal, ou matriculado em escola técnica conveniada com a empresa em que irá fazer o programa.