6/11/2014 - São Roque - SP

Prefeitura e Santa Casa iniciam operação por vídeo-laparoscopia beneficiando a população

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Após implantar a sala de mamografia, e o serviço gratuito de oftalmologia, a Prefeitura de São Roque, iniciou na manhã de quarta-feira, 05, mais um importante serviço oferecido ao cidadão na área da saúde.

Prefeito Daniel e Dr. Kimura mostram equipamento de ponta que veio da Alemanha e que atenderá os cidadãos pelo SUS

Foto: Assessoria de Imprensa

Por meio de uma parceria com a Santa Casa, a administração municipal, passa a realizar na cidade, operações por vídeo-laparoscopia, sistema de última geração, que opera em menor tempo e com mais segurança aos pacientes com problemas na região abdominal, como por exemplo, pedra na vesícula. A equipe, comandada pelo Dr. Kimura, utilizando equipamentos de ponta vindos da Alemanha, atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares, após análise individual dos casos.

Com esta nova tecnologia, São Roque passa a ser uma das poucas cidades no país, a oferecer este tipo de cirurgia, que consiste num sistema de abertura de pequenos orifícios por onde entra um tubo que contém gás carbônico e uma micro câmera em seu interior, e por outras duas perfurações na região abdominal, entram os instrumentos cirúrgicos. A micro câmera mostra através de um monitor, toda a parte interna do abdômen e o médico pode realizar os procedimentos cirúrgicos.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, acompanhou os primeiros trabalhos, ao lado da primeira dama e Presidente do Fundo Social, Lenice Rodrigues de Oliveira, e novamente destacou o empenho desta administração, em oferecer cada vez mais, novidades e benefícios na área da saúde. “Com certeza, esta é mais uma conquista histórica para nossa população. As filas de espera diminuirão, a qualidade nas operações aumentará, e o cidadão em poucos dias está novamente pronto para voltar as suas atividades normais. Investimos e continuaremos investindo em Saúde, seja na rede básica, nas unidades nos bairros, bem como na Santa Casa, que hoje conta com serviços de ponta”, destacou o prefeito.

Recuperação:

A recuperação da cirurgia por vídeo-laparoscopia é muito melhor que numa cirurgia convencional, pois há menos cortes e o sangramento é mínimo. O tempo de recuperação de uma cirurgia por vídeo-laparoscopia dura de 7 a 14 dias, dependendo do procedimento. Após este período o indivíduo poderá voltar gradativamente às suas tarefas diárias. No método convencional, a recuperação pode chegar a 90 dias, fora o grande corte causado, que aumenta a chance de infecção.