25/5/2015 - São Roque - SP

Prefeito se encontra com Secretário Estadual de Turismo, agradece por obras

da assessoria de imprensa 

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, se encontrou na última semana, com o Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena. O chefe do executivo são-roquense, em diversos encontros da Aprecesp, já havia demonstrando, junto ao Secretário, o seu contentamento com as ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado.

Neste encontro, na cidade de Mairinque, Daniel passou para o Secretário, dados e informações, sobre o andamento de obras na cidade, viabilizadas com recursos do DADE - Departamento de Apoio as Estâncias Turísticas. O Prefeito de São Roque, destacou a revitalização das Avenidas Tiradentes e 03 de Maio, construção da Avenida Zito Garcia, onde a atual gestão, concluiu 92% da obra em tempo recorde, além das ações de melhorias que ocorrerão no Largo dos Mendes, com a instalação de estacionamento em 45 graus, bolsão de ônibus e construção de Pista de Skate, além de outras intervenções pontuais. Para 2016, já está encaminhado, o recurso para a pavimentação asfáltica da estrada do Caetê, importante via que liga a Rodovia Raposo Tavares a região do Bairro do Carmo. O Vereador Mestre Kalunga, participou do encontro.

O Secretário parabenizou o Prefeito pela forma com que São Roque vem conduzindo as obras, que beneficiam além dos moradores, os turistas que passam pela cidade, e prometeu uma visita técnica nos locais mencionados.

Maria Fumaça:

Finalizando o encontro, Daniel explicou item a item, a situação que envolve a “Maria Fumaça”. O Prefeito destacou a falta de planejamento de quem adquiriu a máquina, comparando a ação, a quem compra um sofá sem ter casa, e depois que gastou o dinheiro, não sabe o que fazer, largando o bem ao relento e sem expectativa nenhuma. Daniel explicou que as máquinas e vagões adquiridos em 2009, por cerca de 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais), somente foram utilizados, deforma improvisa e precária em 2012, curiosamente, uma semana antes das eleições. Em vídeos divulgados na internet, é possível ver a “Maria Fumaça” sozinha, enquanto um trem da ALL empurra os vagões, uma vez que máquina e vagão não se encaixam, mostrando novamente a falta de preparo do projeto. Daniel afirmou que a cidade não descarta o projeto, porém, efetuado de uma outra forma, onde uma empresa, vencedora de uma licitação, realizará as viagens entre São Roque e Mairinque, se responsabilizando pelo trecho, pela disponibilização de maquinário mais recente e em bom estado, além de todas as burocracias existentes. “Estas máquinas, adquiridas sem nenhum planejamento em 2009, nem contam mais com peças de reposição. Os vagões não encaixam, enfim, deixei claro pro Secretário que a cidade quer um projeto turístico neste sentido, mas feito com responsabilidade e transparência. Nestes moldes de hoje, não é viável. Infelizmente é um dedo na ferida de quem ama o turismo, mas que foi necessário, pois é um patrimônio, que custou quase 2 milhões e foi usado apenas uma vez, antes das eleições. Muitos falam, esbravejam, mas não fizeram nada quando o equipamento foi comprado sem utilidade nenhuma, tanto que ficou de enfeite por anos no Recanto da Cascata”, destacou o Prefeito.

O Secretário entendeu a situação, e torce para que o projeto vire realidade, numa forma que não traga prejuízos para ninguém e que somente some em prol do turismo regional.