11/8/2014 - São Roque - SP

Polícia identifica ladrões que causaram prejuízo em posto de saúde de São Roque

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

A Polícia Civil de São Roque identificou os responsáveis por invadir e furtar um posto de saúde, na madrugada de 29 julho, no bairro São João Novo. Os indivíduos, menores de idade, têm 15 e 16 anos.

Além de deter a dupla, os policiais também recuperaram a televisão de 32 polegadas levada por eles na madrugada do crime. Naquela noite, para entrar na UBS, os dois cortaram a energia da unidade com o objetivo de desligar o alarme. Sem energia no posto, uma câmara fria, que mantinha 100 doses de vacina em temperatura adequada, esquentou e todo o medicamento foi perdido. Os acusados fugiram do local levando apenas o aparelho de TV, saindo por uma janela que foi destruída.

Os policiais civis de São Roque chegaram até eles após investigações realizadas no bairro e descobriram, ainda, que os menores moravam em uma região próxima ao posto. Durante a diligência, os investigadores encontraram um deles dentro de casa e o outro na rua. A televisão, que mantinha o chip de patrimônio da UBS de São Roque, havia sido vendida para um comerciante por R$ 500. Os menores informaram aos investigadores que dividiram a quantia, ficando cada um com R$ 250. O homem que comprou o aparelho, e o guardava em casa, negou saber que se tratava de produto de furto, mesmo assim ele vai responder por receptação. Os adolescentes foram encaminhados à delegacia.

No plantão policial, os investigadores souberam que um dos suspeitos tem cinco passagens por crime de furto e o outro, três (dois furtos e uma pichação). Como não houve flagrante, os dois menores foram liberados. A mãe de um deles foi comunicada para vir buscar o filho na delegacia, porém se negou por não ter mais condições psicológicas em razão de seqüência  dos atos cometidos pelo adolescente no bairro. A Polícia Civil informou que já entrou com o pedido de apreensão dos menores que deve sair nos próximos dias.

Menores faziam parte de quadrilha 

Durante a prisão dos menores, os policiais de São Roque investigavam outros furtos na cidade e, ao cruzar as informações dos adolescentes, descobriram que eles pertenciam a uma quadrilha que praticava furtos nos bairros vizinhos. Em nova diligência, os investigadores detiveram outras quatro pessoas, sendo outros dois menores. Eles são acusados de terem participado o furto de motos do pátio licenciado da delegacia de São Roque na semana passada. Eles arrombaram a cerca do local e levaram diversas motos que estavam apreendidas. Os policiais recuperaram as motocicletas. Como não houve flagrante em nenhum dos furtos, os quatro e os outros dois menores foram registrados e liberados em seguida. Os dois adultos foram indiciados pelo crime de furto e devem responder também por corrupção de menores. A prisão deles deve ser decretada. Já em relação aos quatro menores, a Polícia Civil de São Roque informou que entrou com o pedido de apreensão que deve sair nos próximos dias.