10/4/2015 - São Roque - SP

Meninas de 09 a 11 anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo de útero, será dada a continuidade á estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano 6,11,16 e 18. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo de útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.

O vírus HPV (papiloma vírus humano) está associado a presença de vários tipos de câncer, especialmente em mulheres. Já foram descritos mais de 150 tipos diferentes de HPV que podem não causar sintomatologia alguma como ocasionar o  câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero é a terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres e a quarta causa de morte entre a população feminina.

Desde 03 de março, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) para meninas de 09 a 11 anos, em postos de saúde de todo o país. Este ano, serão vacinadas também as meninas de 9 à 26 anos portadoras do vírus HIV. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

Esta faixa etária foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.  Além disso, a maioria das meninas nessa idade ainda não tiveram início da atividade sexual, que é quando estarão mais expostas ao vírus HPV.

A vacina que será aplicada no Brasil é do tipo quadrivalente, já que protege  contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11 associados ao surgimento de verrugas genitais e 16 e 18 ligados aos casos de câncer de colo do útero.

E importante frisar que a vacina é uma ferramenta de prevenção primária (preventiva) e não terapêutica, pois não confere imunidade contra todos os tipos de alto risco do HPV e contra outras doenças sexualmente transmissíveis, por isso , não dispensa o uso de camisinha durante a relação sexual e a realização do exame preventivo de Papanicolaou.

Então , para as meninas desta faixa etária que ainda não se imunizaram , basta ir ao Ambulatório da Saúde da Mulher e da Criança (Rua Santa Cruz, 234, Centro) com a carteirinha de vacina para receber a dose.

Vale lembrar também que as meninas de 11 à 13 anos que iniciaram a vacina no ano passado e ainda não tomaram a segunda dose, devem também procurar a sala de vacina para administração da segunda dose.