28/3/2014 - São Roque - SP

Manutenção de iluminação pública em São Roque será mais rápida com implantação de novo sistema

da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

O serviço de iluminação é essencial para o bem estar dos cidadãos, pois permite o uso do espaço público, durante a noite, de maneira tranqüila e segura. Uma iluminação noturna eficiente diminui a criminalidade e os acidentes de trânsito, permite o uso de áreas de lazer, embeleza as cidades, seus prédios e monumentos. Pensando nisso, a Prefeitura de São Roque, deve implantar em breve o Georreferenciamento para os serviços de manutenção de iluminação pública. Hoje, a Prefeitura por meio da contratação da empresa REMO, é a responsável pelos reparos na rede pública de energia na cidade. O município foi um dos primeiros na região a atender a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na resolução 414/2010, que obriga às Prefeituras a terem total responsabilidade sobre a iluminação pública assim como a manutenção e a expansão dos ativos, deixando as concessionárias de responder pelo serviço. Agora, com a implantação do Georreferenciamento o serviço ganhará maior rapidez e qualidade no atendimento ao cidadão.

COMO FUNCIONA:

De acordo com o Departamento de Planejamento da Prefeitura, o sistema consiste em mapear via GPS todos os postes e pontos de energia do município. Cada “braço” dos postes terá uma identificação numérica que irá facilitar o reconhecimento do local onde um problema for identificado pelo morador. A partir da ligação do solicitante, informando a situação, a equipe de manutenção terá pelo GPS o local exato da ocorrência. Assim, o atendimento será de maneira eficiente, o que significa solucionar as demandas do munícipe em curto prazo, controlando o tempo, as reposições e a manutenção, entre outros serviços pertinentes ao setor.

A gestão é realizada através de um cadastramento de postes de iluminação. O cidadão poderá ligar normalmente pedindo o serviço de reparo em lâmpadas queimadas, relatar luz acesa durante o dia, entre outros, que logo em seguida será atendido. As equipes técnicas responsáveis pela manutenção irão rapidamente até o local. O tempo gasto para chegar à região onde está o defeito será muito menor. Com o projeto será possível criar relatórios para que a Prefeitura ou o gestor de energia possa conhecer o tempo gasto no atendimento e no reparo, controlar os gastos e equipamentos, além de identificar as áreas com mais defeitos na rede, bem como as com maior incidência de reclamações, criando políticas de redução, fazendo diagnósticos da rede, tudo isso de maneira prática e rápida

Outro beneficio com a ação, é que a Prefeitura pode saber a real quantidade de pontos públicos de energia instalados, que hoje já passam da marca de 14.800.

Ligação 0 800:

O morador deve ligar para o número 0 800 031-1514 para solicitar reparos em postes de energia. A ligação é gratuita.