1/8/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
O tradicional imóvel que abriga a Obra Social Municipal (Osomu), antigo Posto de Puericultura, na Praça Dom José Gaspar, passa por um processo de restauração sob a responsabilidade dos alunos do Curso de Revitalização de Pintura do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico (Senai/Sorocaba) em parceria com a administração municipal. Nas intervenções executadas pelos alunos do Curso de Revitalização houve a supervisão técnica dos professores Lincoln Aular e Júlio Barros, do Senai de Sorocaba.
Acabamento original
Celeide Silva Lorieri, chefe da Divisão de Patrimônio Histórico da Prefeitura, informa que a reforma e a restauração do prédio incluem limpeza do telhado (com a retirada de entulho e sujeira do forro, descupinização e depois lavado), reposição de telhas quebradas, consertos nos beirais, jardinagem, manutenção na rede hidráulica e elétrica, consertos de portas e janelas, além da pintura externa e interna.
Além disso, segundo a arquiteta, as várias camadas de tinta dos vitrôs foram removidas no local e as grades retriradas e jateadas graciosamente na empresa Oliveira & Trindade. Celeide conta como ocorreu a troca do piso da varanda frontal. “Nesse trabalho procuramos remover os materiais e as cores equivocadas até se chegar a uma neutralidade no acabamento”, explica ela. A placa que existe desde a inauguração do imóvel foi igualmente restaurada pelo professor Antônio Barros, do Senai de Sorocaba.
Ao destacar a reforma da fachada, a arquiteta conta que a parede frontal do imóvel recebeu pintura nas partes de alvenaria e de madeira, assim como foram pintadas as molduras das janelas, paredes externas e até o calçamento. “Procuramos seguir o padrão histórico. Alunos e professores do curso de restauro, juntamente com os funcionários da Prefeitura, fizeram um ótimo trabalho de equipe, deixando o prédio renovado, bonito, seguro e contribuindo para a revitalização área central da cidade”, comemora Celeide junto com a equipe.
Colaboradores ilustres
O imóvel inaugurado em 23 de abril de 1950, graças aos esforços do então vigário Dom Afonso Heum, era o Posto de Puericultura da cidade e recebeu o nome de "Dona Carmitinha B. Muylaert". Com localização privilegiada, o imóvel sempre foi destaque no Centro de Mairinque, mas com o passar das décadas, foi sofrendo sucessivas descaracterizações, como ampliações, substituições das janelas de madeiras, portas, telhas e pisos. Ainda guarda originalmente, a porta de entrada, a moldura do primeiro bloco e o beiral com telhas originais, o que confere a beleza do imóvel.
A construção do Posto de Puericultura contou com apoio do religioso Dom Abade Alfonso Heun, primeiro vigário de Mairinque, que tomou posse da paróquia em 10 de março de 1940. A obra também teve o aporte financeiro do empresário e farmacêutico, Cândido Fontoura, criador do famoso medicamento fortificante, Biotônico Fontoura.
Também estão associados à construção do Posto de Puericultura, além de Dom Abade, o magnata das comunicações, Assis Chateaubriand e o advogado e político José Maria Whitaker, duas vezes ministro da Fazenda, com Getúlio Vargas e Café Filho. Whitacker residiu em Mairinque, na extinta Fazenda Santa Amélia, em meados da década de 70.
Alunos do curso de revitalização e pintura prontos para o mercado
Os alunos do Curso de Revitalização de Pintura (Senai/Sorocaba) são todos de Mairinque e em sua maioria oriundos de famílias de baixa renda. Eles já estão no 6° módulo do curso, onde cada etapa tem aproximadamente 300 horas de duração. Muitos deles já estão aptos a desenvolver atividades particulares com seus próprios negócios.
A ideia do grupo é formar uma cooperativa para poder atender de maneira formal o mercado que já está se abrindo para os alunos. Os interessados em contratar a equipe devem entrar em contato com os representantes do Núcleo Histórico do Senai em Mairinque, que está localizado na avenida Francisco de Assis Pinto de Oliveira, 25, centro, próximo da Praça da Matriz e ao lado da Locomotiva.