17/4/2014 - São Roque - SP

Mairinque - Moradores do Jardim Vitória aprovam Projeto Minha Rua Legal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Em reunião transcorrida na noite de 6ª feira (11/04) da qual participaram o prefeito Binho Merguizo, secretários municipais, representantes da Saneaqua, lideranças do Jardim Vitória e população local, foi apresentado oficialmente o programa “Minha Rua Legal”. O Programa será levado aos bairros de Mairinque recém contemplados com asfalto, saneamento e outras benfeitorias.

Essa iniciativa, criada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Planejamento e Obras, tem a proposta de integrar a comunidade, associação de bairros e o Poder Público em torno de ações que gerem qualidade de vida aos moradores. Nesse sentido, as iniciativas passam pela destinação adequada do lixo, plantio de árvores, paisagismo, iluminação, segurança, regularização de terrenos e moradias, prevenção da dengue, espaços de lazer, controle de serviços prestados por concessionárias ou pela Prefeitura e preservação do meio ambiente. Enfim, a ideia é fortalecer o sentimento de pertencimento ao lugar de moradia do cidadão.

O encontro no Jardim Vitória foi realizado na quadra esportiva da Escola Municipal Professora Maria Lúcia Bittencourt, que acolheu uma significativa parcela da população do bairro, notadamente de moradores das três primeiras ruas que serão atendidas pelo programa. O projeto da administração municipal foi explicado em detalhes pelo prefeito Binho Merguizo, pelo secretário de Planejamento e Obras, Claudinei Rosa e pelos representantes da Saneaqua.

Por meio de um telão e de material impresso, cada fase do programa foi relatada minuciosamente.  Além do asfalto e da calçada e da sinalização, ‘Minha Rua Legal’ pretende viabilizar as demais benfeitorias por meio de recursos municipais e, ainda com a contrapartida dos moradores das ruas atendidas. Por exemplo, no caso das calçadas do Jardim Vitória, os munícipes pagariam em 2015 a metade do valor total, dividida em parcelas fixas.

A ideia foi aceita, pelos moradores das ruas Raul Seixas, João Assis de Castro e Luiz de Almeida, no Jardim Vitória. A formalização desse programa segue para uma assembléia, com o aval dos moradores. O Programa Minha Rua Legal, será estendido para outros bairros.