7/8/2014 - São Roque - SP

Mairinque - GCMs de Mairinque participam de discussão do novo estatuto das Guardas Civis no Brasil

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

No início desta semana, na sede do Comando Geral da Guarda Civil de Sorocaba, dezessete comandantes de guardas municipais da região reuniram-se para tratar, entre outros assuntos, da adequação das corporações ao novo Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais do Brasil, recentemente aprovado pelo Congresso Nacional. Como representantes da Guarda Civil Municipal de Mairinque (GCM) participaram do encontro o comandante Elialdo Rodrigues da Paz e o subcomandante José Antônio Custódio Monteiro.

Entre os assuntos abordados em Sorocaba, fez parte da pauta a formação acadêmica dos policiais com padrão nacional proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), estágio para guardas com carga horária de 480 horas teóricas e 160 horas de estágio prático (640 h/aula ou seis meses), aposentadoria especial para os agentes das guardas civis, porte de arma institucional com validade em todo território do estado, além da padronização do uniforme, das cores das viaturas, das divisas de graduações de classes e postos e das carteiras de identidade funcional.

União de forças

Comandante Elialdo informa que o novo estatuto também prevê a padronização das frequências de rádio das cidades vizinhas de forma mútua e recíproca e, ainda, uma troca mais efetiva de informações oficiais de inteligência referentes a índices de criminalidade na região como veículos furtados ou roubados, pessoas procuradas pela Justiça e ataques de facções criminosas.

Ao final da reunião foi proposta a formação do Conselho dos Comandantes das Guardas Civis Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba que representam um efetivo total de 1.500 agentes.  O comandante mairinquense adiantou que o grupo comprometeu-se a obter o apoio dos respectivos prefeitos à implantação do novo estatuto das instituições.

 

Apoio do município

O prefeito Binho Merguizo divulgou nota nesta quarta-feira em que se compromete a dar todo o respaldo para o fortalecimento da Guarda Civil Municipal em Mairinque. “A padronização dos trabalhos das polícias municipais vai fortalecer o patrulhamento nas divisas e dar mais qualidade ao intercâmbio de informações. A Prefeitura dará todo apoio para que a nossa CGM adéque seu trabalho ao novo estatuto”, garantiu Binho.

As corporações pertencentes à Região Metropolitanas de Sorocaba terão um período de dois anos para se adequar à nova legislação. Foi marcada uma nova reunião com os comandantes das corporações para daqui a noventa dias.

Participaram desse encontro os municípios de Sorocaba, Votorantim, Itu, Mairinque, Ibiúna, Porto Feliz, Araçariguama, Piedade, Salto de Pirapora, Tatuí, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Capela do Alto, Iperó, Tietê, São Roque e Pilar do Sul.