3/12/2015 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
Durante a manhã de quinta-feira, 26, a Escola Municipal José Luiz Pinto, do bairro Gabriel Piza, por meio de uma ação da Professora de Inglês, Larissa, organizou uma festa de Ação de Graças, que contou com a participação da Primeira Dama, Lenice Rodrigues de Oliveira, do Vereador Zé Camargo, além da coordenadora de Educação de São Roque, Gabriela Alonso.
O acontecimento que é destinado ao agradecimento pelas graças alcançadas durante todo o ano, é caracterizado por fartura de comida e bebida, banquete este, compartilhado pelos alunos, onde cada um oferece um prato.
Para incentivar a cooperação, os jovens não podiam se levantar para se servir, assim, um aluno passava para o outro o alimento, aumentando ainda mais a confiança e amizade entre eles.
A comemoração do Dia “Ação de Graça” ou Thanksgiving:
O Thanksiving Day é um dia de agradecimento aos acontecimentos do ano muito tradicional nos Estados Unidos, ou seja, é uma celebração tão intensa como o Natal regada a muita comida, sendo o peru o prato mais tradicional.
Sua comemoração é realizada na quarta, quinta-feira de novembro, e o mais usual é a reunião da família para um grande almoço acompanhado de uma rodada especial do campeonato de futebol americano.
No Brasil, a data é comemorada em grande escala pelas escolas de inglês e em algumas igrejas evangélicas, como a Metodista. Porém, esta comemoração vem se tornando, aos poucos, mais usual em nosso país.
Já no Município de São Roque, o “Dia Ação de Graça” foi inserido no calendário municipal, por meio da Lei 2755, datada de Fevereiro de 2003 e vem sendo comemorada no município por alunos, professores e diretores da rede municipal, sendo a EMEF José Luiz Pinto, a pioneira nesta ação.
A Primeira Dama Lenice Rodrigues de Oliveira participou do evento destacando a importância das comemorações ao dia ação de graça em São Roque. "Foi um evento maravilhoso, onde de forma organizada, os alunos reunidos, comemoram esta data, compartilhando os pratos, mostrando solidariedade e agradecendo pelas conquistas alcançadas neste ano. Que isto sirva de inspiração para outras escolas. Agradeço ao pessoal da direção desta unidade pelo carinho e o respeito junto aos alunos, bem como por se importarem em comemorar além de uma tradição antiga, uma Lei instituída em 2003 no município, que estava esquecida por muitos. Isso vem ao encontro do que defendemos em nosso trabalho diário na Prefeitura, e quem em 2016 aconteçam mais comemorações. O Prefeito Daniel deixa um grande abraço para todos” finaliza.