16/4/2014 - São Roque - SP

Desordem do Processamento Auditivo afeta o desempenho escolar

da assessoria de imprensa

Segundo a fonoaudióloga Carolina Battaglia Fonseca Teixeira, um indivíduo pode apresentar um distúrbio de linguagem associado a uma alteração do processamento auditivo, mesmo tendo limiares de audição dentro da faixa de normalidade.

Assim sendo, para avaliar problemas de fala e de escrita é necessário analisar também as habilidades perceptivas auditivas.

A identificação correta de manifestações da desordem do processamento auditivo e seu tratamento adequado foram objetos da palestra realizada por Carolina no Colégio CB, na semana passada.

O objetivo da apresentação foi capacitar a equipe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio CB, para que possam corroborar na identificação e reconhecimento das dificuldades no processamento auditivo e, se necessário, sugerir  encaminhamento das crianças que apresentem esse tipo de problema, para um fonoaudiólogo, visando ajudá-las a melhorar o seu nível de aprendizagem.

Carolina lembrou que há casos de crianças com história de fracasso escolar derivado da ocorrência de desordem de processamento auditivo. Elas não conseguem desempenhar suas atividades escolares, de maneira compatível com seu grau de inteligência, mesmo tendo uma audição considerada normal.

A fonoaudióloga enumerou algumas manifestações que devem ser observadas, tais como: crianças desatentas, dificuldade em compreender em ambiente ruidoso ou barulhento, problemas de produção de fala, não compreensão de uma piada ou de frases com duplo sentido. Ou ainda, crianças que não atendem prontamente quando são chamadas, ou ainda, aponta que precisam de seguidas solicitações. Problemas de escrita, com trocas de letras ou escrita em forma de “espelho”, atrapalhada ao contar uma história ou dar recado, dificuldades para aprender a ler e a escrever, distrações, muito agitação ou muita calmaria, problemas de memória, de aprendizado e dificuldades de compreender o que lê, e ainda, de manter relacionamento com crianças da mesma faixa etária foram itens apontados como preocupantes.

Quanto antes o problema for diagnosticado, o tratamento pode ser mais eficaz e proporcionar condições mais adequadas para o seu desenvolvimento escolar.

Trata-se de mais uma iniciativa do Colégio CB, visando proporcionar aos seus alunos, todos os cuidados necessários para manter o elevado nível de ensino, através de um contínuo programa de aperfeiçoamento profissional de seu quadro de coordenadores, professores e demais colaboradores.