3/6/2015 - São Roque - SP

Departamento de Meio Ambiente realiza força tarefa para atualizar podas e cortes na cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A equipe de obras do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mairinque está atendendo solicitação de podas de árvores no Bairro Dona Catarina. O cronograma de podas foi estabelecido após priorização das reivindicações da população sendo que algumas remontam o ano de 2010. O primeiro bairro a ser atendido foi a Vila Sorocabana onde havia mais de cinquenta pedidos em atraso.

“Agora contamos com uma força tarefa para atualizar todas as solicitações por meio de pedido ao Departamento e pelo sistema de protocolo da Prefeitura. Algumas pessoas esperavam pacientemente a realização das podas. É muito importante que o poder público promova esse serviço até para auxiliar no desenvolvimento saudável das árvores”, explica Alice Martinez, diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

 

Serviço

Para que o cidadão tenha a árvore em frente a sua casa podada, é necessário que ele compareça ao Departamento de Meio Ambiente, no Paço Municipal, para preencher uma requisição. Após esse procedimento, um técnico do Departamento realiza vistoria no local e elabora um laudo técnico para executar a poda da árvore.

No caso de terrenos públicos, e pessoa deve abrir um processo no Setor de Protocolo da Prefeitura para justificar o motivo do procedimento. Caso a reivindicação seja procedente pela legislação vigente, o corte é autorizado e realizado pela Prefeitura.

Em casos de árvores localizadas dentro de terreno particular, o requerente deve entrar com processo pelo Setor de Protocolo da Prefeitura, solicitando a poda ou o corte. Assim o Departamento de Meio Ambiente emitirá ou não a autorização, conforme o caso, seguindo a legislação vigente.

Quando se tratar de uma árvore com risco de queda iminente, o cidadão deve procurar o Departamento de Meio Ambiente e preencher uma requisição. A árvore será vistoriada e emitido um laudo técnico comprovando ou não o risco de queda.

Na hipótese de a árvore se encontrar em terreno público, o Grupamento Municipal de Bombeiros realizará o corte, mas se estiver em terreno particular a legislação prevê que o corte seja efetuado pelo proprietário do terreno, mediante a abertura de processo administrativo e a compensação ambiental pelo corte da árvore.

Se uma árvore cair em terreno público ou particular, o Grupamento Municipal de Bombeiros deverá ser comunicado para proceder a retirada dos resíduos.

Vale ressaltar que, caso seja necessário proceder a abertura de processo administrativo junto ao Setor de Protocolo, este deverá ser instruído com cópias simples de RG e CPF do cidadão, além de cópia de documento que comprove a posse do terreno (capa do IPTU, escritura, contrato de compra e venda etc).

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (11) 4246.1359 ou 4718.8644, ramal 8706, ou ainda pelo email meioambiente@mairinque.sp.gov.br. O Departamento de Meio Ambiente fica no Paço Municipal (Av. Lamartine Navarro, 514, Centro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.