12/3/2015 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
O departamento de Saúde e a Vigilância Epidemiológica do município informaram na tarde de quarta-feira, 11, que desde 1º de janeiro até agora, a cidade já registrou 71 casos da doença. A divulgação com o resultado dos últimos exames ocorreu durante reunião, entre os setores responsáveis com o acompanhamento da Defesa Civil de São Roque. Na semana passada, os casos eram 30 e em apenas uma semana foram confirmados mais 41. Os setores acreditam que o fator do aumento está relacionado diretamente a situação em Sorocaba, onde mais de 11 mil casos foram registrados.
Muitos moradores de São Roque trabalham ou estudam em Sorocaba. O diretor de Saúde do município, Dr. Sandro Rizzi, afirmou que São Roque está em alerta. “No momento estamos em alerta, os resultados aumentaram muito rapidamente, todas as medidas estão sendo tomadas para evitarmos uma epidemia. Vamos acompanhar os próximos dias e a evolução da doença”, explica. O diretor anunciou também novas ações e afirmou que o departamento já está preparado para, se houver necessidade, a montagem de um espaço especializado e especifico para atendimento de um grande número de pessoas com dengue. “Estamos preparados com tudo pronto para um atendimento em massa caso seja necessário, porém, o trabalho neste momento é fazer o bloqueio do mosquito o mais rápido possível para que os números caiam rapidamente e não tenhamos a epidemia”, explica.
Cidade vai receber reforço de mais de 100 colaboradores para visitar residências:
O diretor de Saúde anunciou que no início da próxima semana, com uma parceria e trabalho em conjunto com os funcionários da prefeitura, o combate a Dengue na cidade vai receber um reforço de mais de 100 pessoas. Vão se juntar as ações, agentes comunitários de saúde, estudantes de enfermagem das escolas técnicas do município, colaboradores, profissionais da saúde e ainda alguns funcionários públicos municipais. Todos, segundo o diretor, passaram por um curso de um dia e sairão pelos bairros da cidade de casa em casa para eliminar os criadouros do mosquito, além ajudar as pessoas, orientando-as no combate a Dengue. “Hoje, a única e melhor maneira de deter o avanço da doença é destruir o mosquito, pois se não houver o mosquito transmissor, os riscos diminuem. Outro recurso é não deixar ser picado por mosquito, usando repelente, protegendo a casa com algum dispositivo contra mosquitos, além de ventiladores que devido ao vento não deixam o mosquito sobrevoar”, relata.
Todos os bairros correm risco, moradores devem eliminar urgente os criadouros:
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todos os bairros de São Roque correm riscos da doença. Foram identificados casos de dengue no Centro, Junqueira, Jardim Renê, Taboão, Jardim Villaça, Jardim Flórida, Cambará, Santo Antonio, Guaçú, Ibaté, Jardim Brasil, Marmeleiro, Marieta, São Rafael, São José, Vila Trindade, Jardim Suíssa, Vila Aguiar, Vila Amaral e Conceição, Paisagem Colonial, São João Velho, Sorocamirim. São João Novo, Vila Irene, Esplanada Mendes e Maylasky. Alguns bairros não citados, mas por estarem muito próximos a outros da lista acima, correm o mesmo risco se não houver a eliminação dos criadouros.
URGÊNCIA:
A Vigilância Epidemiológica informa que esses bairros devem o mais rápido possível, jogar fora a água acumulada em vasos de flores e plantas nos quintais e jardins. Eliminar pneus e garrafas com água que estiverem em qualquer lugar como casas, galpões, quintais, terrenos e outros. Retirar a água acumulada em ralos, bandejas de geladeira, aparelhos de ar condicionado e calhas obstruídas. Tampar urgente qualquer caixa d’água que tiver descoberta e eliminar qualquer objeto que possa reter água no quintal como sacolas, sacos, vasos, tampas, caixas e também valas com água. O uso de repelentes, com cuidado e orientação médica também é importante. Informações sobre o assunto 4784-8551, setor zoonoses.