26/6/2014 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
A população em situação de rua possui em comum, em grande parte dos casos, a pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular.
Os olhares da sociedade em geral são diversos, como medo, piedade e desprezo.
É importante enfatizar que despindo dessas rotulações, são seres humanos que por “escolha” ou por “outras condições”, hoje estão em situação de rua, e muitos recorrem ao uso de entorpecentes e/ou a bebida alcoólica, mas trazem consigo conhecimento de vida e apresentam questões complexas que somente um trabalho interdisciplinar, uma sociedade ativa e uma rede de apoio producente, poderão dar novos contornos a essa questão social.
Nessa temática, o CREAS – Centro de referência especializado de Assistência Social da Prefeitura de São Roque, no serviço de abordagem, caracteriza-se a partir da presença, continuada e ativa de profissionais da assistência social nos espaços públicos, para identificar e conhecer as reais demandas. Configura como importante canal de identificação ao uso abusivo ou dependência de álcool e drogas. “As vezes penso se o motivo pelo qual eu fui morar nas ruas foi para me conhecer melhor, ou foi por orgulho. Mesmo na rua, sentindo fortemente a exclusão das pessoas, não fazia diferença, pois com a minha família eu já me sentia só”, afirmou um morador de rua a equipe da prefeitura de São Roque.
Os profissionais buscam a aproximação, escuta, construção gradativa e continuada de vínculos de confiança que favoreça o desenvolvimento do trabalho social, considerando as fragilidades físicas, mental e moral pelas condições que se encontram.
Diante das necessidades, o serviço promove a inserção na rede de demais políticas publicas na perspectiva da reinserção familiar e social, garantia de direitos, mas sempre respeitando e considerando o direito de ir e vir de todo cidadão.
É ofertado através do CENTRO DE EMERGÊNCIA, higiene pessoal, alimentação, pernoite e aos que desejam mudar sua realidade, a continuidade desse serviço até que este esteja preparado para sua vida independente.
Este breve artigo faz uma reflexão acerca deste assunto, que não é exclusivo da cidade de São Roque, nem do estado de São Paulo, muito menos do Brasil, mas presente no mundo todo.
O CREAS está situado na Rua Antonino Dias Bastos - 1045, e funciona de segunda á sexta das 8 as 17h. O telefone é: 4784-1549. Aos sábados, domingos ou feriados, a segurança pública poderá ser acionada por meio da Guarda Municipal no telefone 4784-6559 e pela Polícia Militar no 4712-3322.
O CENTRO DE EMERGÊNCIA, fica na rua Capitão Silveira Vieira 94, (jardim das Flores) funcionando 24 horas.
Mostrando que o município de São Roque vem fazendo o seu papel, na política de recuperação e respeito ao ser humano, a prefeitura apresenta abaixo, os números de serviços prestados pelo CREAS neste primeiro semestre de 2014. A nova sede, entregue pela atual administração, foi fundamental para o aumento de atendimentos realizados. Confira:
Atendimentos diversos de embarque - 39; Abordagens a pessoas em situação de rua - 222; Busca espontânea pelos serviços do CREAS - 50; Abordagens a pessoas com transtorno mental em situação de rua - 03; Chamadas recebidas para averiguação de pessoas em situação de rua - 11; Buscar e levar usuário a Santa Casa - 06; Acompanhar usuário na Saúde Mental, consulta, avaliação médica - 08; Internação na Comunidade Terapêutica Gábata - 03; Internação na Comunidade Terapêutica CTAV - 02; Internação na Comunidade Terapêutica Missão Resgate - 01; Visita domiciliar para usuário - 03; Acompanhamento de usuário para serviços externos (outras cidades) - 06; Encaminhamentos de pedidos de certidões e outros - 05; Passagens ofertadas aos itinerantes - 174; Cadastro de intinerantes e usuários no Sistema de informação da assistência social atendidos no Centro de Emergência e CREAS - 360.