7/5/2015 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
Com a presença de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o prefeito de Mairinque, Binho Merguizo, assinou os últimos papéis da documentação para a celebração do convênio entre o município e o Corpo de Bombeiros do Estado. Desde o início de sua administração, Binho faz gestões para dotar a cidade de uma guarnição de bombeiros da Polícia Militar.
Coronel José Luís Salomão, comandante do Corpo de Bombeiros do Interior, parabenizou o prefeito pela agilidade na providência dos documentos. “Mairinque já mostrou que tem interesse e reúne as condições para que esse convênio seja finalizado. Vamos trabalhar para que essa questão burocrática esteja concluída ainda neste primeiro semestre de 2015”, disse o oficial.
Binho, por sua vez, explicou que as contrapartidas municipais serão bancadas pelas prefeituras de Alumínio e Mairinque. “Vamos definir o local definitivo para a instalação da sede dos bombeiros em Mairinque e acredito que esse convênio, como prevê o coronel José Luís Salomão, será definido ainda neste semestre”, prevê o prefeito.
Mairinque, conforme explicou Salomão, terá cobertura do Corpo de Bombeiros na categoria de municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, com efetivo misto de bombeiro militar e bombeiro público municipal.
A documentação completa do convênio, assinada pelo prefeito de Binho, foi levada ao comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de SP (CBPMESP), coronel Marco Aurélio Alves Pinto, que agendará uma nova reunião para a finalização dessa parceria.
Participaram da reunião com o prefeito Binho, além do coronel José Luís Salomão, os oficiais Major Miguel Ângelo de Campos, Comandante Interino do 15º Grupamento de Bombeiros, Capitão Luiz Godinho, Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, 1º Tenente PM Eduardo Monteiro de Oliveira, Comandante da Corporação dos Bombeiros de São Roque e Osvaldo Natale Vieira, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mairinque.
Atualmente, o Grupamento, em Mairinque, é composto por servidores municipais concursados,prontos para atuarem no combate a incêndios, primeiros socorros e resgate de vítimas em acidentes.
Fundado em 1977, com o objetivo de atender as demandas da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Grupamento começou a sentir as dificuldades do repasse de recursos a partir da década de 90 quando Alumínio emancipou-se de Mairinque.