19/6/2015 - São Roque - SP

Araçariguama realizou 1ª Conferência Municipal de Saúde

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro”, o Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira, dia 12 de junho, no Ginásio dos Campeões, a 1ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi gratuito e aberto ao público.

A conferência reuniu os responsáveis pelo setor público e a população onde promoveram um debate sobre melhorias da saúde pública no município. O evento é uma das etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em dezembro deste ano em Brasília.

Estiveram participando do evento o prefeito Roque Hoffmann, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Vanilse Cristina de Freitas, a secretária de Saúde, Fernanda Severina Tenório, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Alamino, representando a Câmara Municipal, o vereador Nadivam Ferreira Maia, o palestrante Dr. Eduardo Blanco Cardoso, além de servidores públicos e munícipes.

Durante a conferência a cantora araçariguamense, Priscila Aguiar, acompanhada pelo maestro e secretário de Cultura, Michel Vicentini e o professor André Rocha, fizeram apresentações, em seguida as autoridades fizeram seus pronunciamentos.

Em suas palavras, Fernanda agradeceu e parabenizou os organizadores pelo evento. "Quero parabenizar a equipe de saúde por esse trabalho, essa dedicação dessa primeira conferência que nós estamos realizando hoje, quero agradecer de verdade vocês todos, desde quem fez o cafézinho, a quem preparou as pastas, a toda elaboração, a tudo isso que nós vamos dar daqui a pouco início aos trabalhos", disse.

Já o vereador, falou da importância desse evento. "Hoje temos um desafio de discutir e apontar diretrizes para a saúde do século 21, apostando no cidadão como representante de uma opinião pública, interessado em desfrutar experiências e avanços organizacionais dos conselhos de saúde. Parabéns a todos os organizadores e a todos os profissionais que desempenham seus serviços para com a população, de forma direta e indireta e a todos que tem interesse na saúde com mais qualidade", enfatizou Nadivam.

Por sua vez, o prefeito Roque Hoffmann falou dos investimento na área da saúde. "A equipe de saúde não tem ideia o quanto eu agradeço a todos, sei que muita gente fala mal por não conhecer o trabalho ou por não usar o trabalho de vocês, mas quem usa a saúde de nossa cidade, sabe o quanto nós melhorarmos nesses seis anos, conversei com alguns médicos que trabalham a pouco tempo na cidade que me disseram que nunca trabalharam num pronto atendimento que tem a estrutura de Araçariguama, fiquei muito contente por isso, porque é a equipe da saúde que faz a diferença. Nós criamos várias especialidades, compramos o hospital Cruzeiro do Sul, estamos construindo uma UBS, em 2009 quando eu assumi, havia apenas duas ambulâncias na cidade, dois Celtas para dar suporte e uma Doblo e dois carros para fazer o ambulatorial, hoje temos quatro Sprinter de ambulância, temos veículo adaptado para deficiente, cinco Fiesta para dar o suporte nos exames, quatro veículos para fazer o ambulatorial, mais duas Fiorino. Fomos aprovados em 100% nos programas do Governo Estadual e Federal, o melhor Pronto Atendimento das 34 cidades da nossa região. Em 2009, tínhamos 80 funcionários, hoje são 201 efetivos. Tenho muito orgulho da nossa equipe de saúde. O que sair dessa conferência e for para melhorar, ficarei muito satisfeito e a população vai agradecer pela dedicação de todos vocês", finalizou Roque.

As palavras do prefeito foram confirmadas pelo palestrante Dr. Eduardo Blanco Cardoso. "Hoje vou fazer uma análise critica da saúde, mas não reflete o que ocorre aqui na cidade. Araçariguama é um local especial, onde a saúde esta de uma forma sendo organizada com responsabilidade, com ética, isso não ocorre no País, e não podemos pensar que o modelo de Araçariguama é um modelo geral, por isso que eu vou me ater a comentar a saúde a nível geral, com isso vamos tem uma análise crítica do que devemos melhorar e como melhorar", acrescentou.

Ao final da palestra, começou então os trabalhos da conferência, foram formados grupos que discutiram diversos temas propostos, das quais, somente quatro poderiam ser aprovados e seguirão para a Conferência Regional, representando os trabalhadores, José Popai Junior, representando os usuários, Elza Borges Rocha e Helena Maria Costa dos Santos, e representando os Gestores, Fernanda Severino Tenório.