12/6/2014 - São Roque - SP

Araçariguama - Para ampliar atendimento a Saúde Mental, Araçariguama integrará consórcio

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

O Prefeito de Araçariguama, Roque Hoffmann, em parceria com os prefeitos Rubens Merguizo (Mairinque), José Aparecido Tiseo (Alumínio) e Daniel de Oliveira Costa (São Roque) assinaram uma Carta de Intenções para a constituição de um Consórcio Intermunicipal de Saúde Mental que atenda as demandas dos quatro municípios dentro das diretrizes da reforma psiquiátrica implantada no Brasil.

      A formação do consórcio permitirá que as quatro cidades possam integrar a Rede de Atenção Psicossocial, instituída pela Portaria MS 3088 de 23 de dezembro de 2011. Esse modelo se propõe a disponibilizar à população uma rede de serviços e equipamentos variados, tais como os Centros de Atenção Psicossocial, Serviços Residenciais Terapêuticos, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral.

       Como estas ações só podem ser implantadas em municípios com mais de 100 mil habitantes, somando as populações das quatro cidades, este número é atingido, tornando viável todas às realizações. Agrupados os quatro municípios somam uma população com mais de 180 mil pessoas.

      A carta será encaminhada para cada departamento jurídico, que elaborará uma lei em sua cidade, onde após aprovação nas Câmaras Municipais, o consórcio será oficializado e iniciado.

     Atualmente, os munícipes de Araçariguama que necessitam de atendimento médico psiquiátrico, são atendidos no Ambulatório de Especialidades da cidade, porém, dependendo da avaliação médica, pode ocorrer de o paciente ser encaminhado para outras referências, como por exemplo, ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

    O Centro de Especialidades de Araçariguama possui ainda outros profissionais, como Enfermeiros e Assistentes Sociais, que integram a Equipe de Saúde Mental Municipal e que são responsáveis por acompanhar algumas famílias

    O médico psiquiatra atende semanalmente, por meio de agendamento no Centro de Saúde que fica na Alameda 19 de maio, Nº. 02, Centro. No momento, são aproximadamente seiscentos pacientes araçariguamenses em acompanhamento psiquiátrico, sendo que a maioria passa por consultas na própria cidade.