27/8/2014 - São Roque - SP

Araçariguama: Equipe de zoonose alerta sobre cuidados com Morcegos

A equipe de Vigilância Sanitária de Araçariguama, por meio do departamento de Zoonose, alerta a população sobre os riscos de contraírem doenças com morcegos.

São os únicos mamíferos que voam e possuem hábitos noturnos ou crepusculares. Orientam-se através de sons de alta frequência (“sonar”). Vivem de 10 á 30 anos e o período de gestação varia de 2 a 7 meses, de acordo com a espécie, ao fim do qual nasce, geralmente, um único filhote.

A convivência entre homens e morcegos em ambientes urbanos está se tornando cada vez mais frequente devido à abundância de alimentos e abrigos disponíveis. Os morcegos mais frequentes e encontrados nas cidades são os insetívoros e os fitófagos (alimentam-se de frutos, folhas e partes florais).

Os insetívoros são os mais abundantes, pois a iluminação pública atrai grande quantidade de insetos, sua única fonte conhecida de alimento, eles abrigam-se nas edificações e encontra nos detalhes arquitetônicos, na má conservação dos edifícios e nas falhas de construção e/ou de estrutura, espaço para se alojarem. Pequenas aberturas são suficientes para permitir seu acesso aos abrigos. Os morcegos fitófagos , por sua vez, preferem abrigar-se em folhagens, mas também podem utilizar edificações. Para tanto, necessitam de aberturas maiores, que lhes permitam entrar voando nos abrigos.

O morcego representa perigo caído ou voando durante o dia (portanto vivo) ou morto

Evite o contato com o morcego, não o pegue diretamente com as mãos! Acione a Vigilância Sanitária (VISA), pelo telefone (11) 4136-2246 e siga as orientações. Em caso de mordida ou arranhadura, procure o Serviço Médico (Pronto Atendimento, Centro de Saúde ou Vigilância Epidemiológica) rapidamente!  Se houver necessidade de remoção antes da VISA chegar (risco de contato com as crianças ou animais, caído em local de passagem, etc), você pode colocar um balde sobre ele, ou empurrá-lo com auxílio de um bastão para o interior de frasco de vidro, fechando-o em seguida. Acione o VISA para a coleta e demais ações.

É muito importante manter seus animais vacinados contra a raiva. Vale a campanha de vacinação gratuita e a vacina aplicada nas Clínicas Veterinárias. Cuidado especial com os gatos, seu instinto de caça aumenta a chance do contato com morcegos. Mantenha-o vacinado contra a raiva. Animal vacinado é proteção para todos!

fonte: Zoonose de Araçariguama