15/1/2016 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa
Todos os 37 agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque participaram na manhã desta quarta-feira, dia 13, no Centro de Reabilitação Bem Me Quer, no Jardim Cruzeiro, de uma capacitação para o enfrentamento do Aedes aegypti. O treinamento teve como base uma nota técnica encaminhada pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
De acordo com o documento elaborado pelo Ministério da Saúde, o crescente número de casos de dengue, chikungunya e zika, principalmente na Região Sudoeste do País, passou a exigir uma integração maior entre as áreas de prevenção e controle na rede assistencial.
Josimara Grinholi, nutricionista do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde, uma das coordenadoras da capacitação, informou que a mudança do ciclo da dengue exige uma nova estratégia de combate ao mosquito. “O Aedes está mais adaptado ao ambiente das cidades, mais resistentes aos inseticidas e passaram a se reproduzir em todas as estações do ano”, esclarece Josimara.
A nota técnica estabelece que, além de orientar a população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros, cabe ao agente comunitário de saúde e de vetores, notificar os casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus, em ficha específica do sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os agentes estão incumbidos, ainda, de planejar ações de controle vetorial em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.