15/6/2016 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
As eleições para a formação do Conselho Municipal de Cultura, que será definida regionalmente, continuam neste sábado, 11, na região Sul e Oeste do município. O pleito terá início no CRAS da Lagoinha (Av. Brasil Japão, 1.671), para a escolha do representante do conselho na Região Sul (Jd. Vitória, Reneville, São José, Três Lagoinhas, Oriental, Goianã, Setubal, Sebandilha), das 10h às 12h.
Das 15h às 17h, no Pólo Cultural do Jd. Cruzeiro (Av. José Maria Witaker, 471), será definido o representante da Região Oeste (Jd. Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Resid. Parque, Jd. Flora, Chácara Flora e Nova Esperança).
Conselheiros da região Norte, Central e Leste já foram definidos
Com 15 votantes, foi eleito Gabriel Sampaio Zelador, o Conselheiro da região Centro, com 8 votos. Rita de Cássia recebeu 5 votos e é sua suplente.
Na região Leste foram 37 votantes, eleito o candidato Paulo Roberto Cornélio, conhecido como “Palhaço Espoleta”, com 33 votos. O Luiz Ricardo de Oliveira -“Outro Luiz”, recebeu 4 votos e é o suplente da região.
Na região norte foram 7 votantes, eleito o candidato Roberto Moreira Filho, com 5 votos. O candidato Robinson Alcântara teve 2 votos e é o suplente da região.
Entenda a eleição
Cada região fará sua própria eleição para escolher seus conselheiros que a representará. Pode ser eleito conselheiro todo e qualquer artista que resida no município há mais de um ano e que seja maior de 18 anos. Estão aptos a votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que residam no município há pelo menos um ano.
O Conselho de Cultura tem como metas discutir e definir políticas públicas de cultura para o município, o que na prática é responsável por oferecer ao cidadão não somente eventos artísticos, mas também garantir a preservação da identidade cultural da comunidade, fomentar o trabalho de artistas de todas as áreas e, com isso, democratizar o acesso e a visibilidade de todas as intervenções culturais existentes. Em outras palavras, são os membros do Conselho, eleitos a partir desta conferência, que definirão os caminhos da cultura para Mairinque.
“A participação da sociedade é imprescindível para que as reais necessidades sejam debatidas e contempladas, ou seja, todos que trabalham e se interessam por cultura devem participar da eleição, já que são essas pessoas que irão representar toda a sociedade nas decisões tomadas pelo Conselho”, destacou a diretora municipal de Cultura, Mariana Cordeiro.
Candidatos:
Maiores de 18 anos
Morador de Mairinque (pelo menos um ano)
Atuar culturalmente na cidade (pelo menos um ano)
Concorre pela região de residência
Inscrições de candidatos até o momento que antecede a eleição
Devem comprovar idade, residência e atuação cultural (se necessário).
Terão cinco minutos para se apresentarem aos eleitores, se assim desejarem.
A eleição
Os eleitores votarão de acordo com a lista de presença
As cédulas estarão com carimbo da cultura e assinatura do representante do fórum de cultura
A cédula será entregue ao eleitor no momento que ele for chamado para votar
O eleitor deve anotar o nome ou número, do candidato, de sua preferência, na cédula.
Apuração:
Acontecerá imediatamente após o término da votação
Será considerado eleito, o candidato com maior número de votos de sua região. O segundo colocado será seu suplente.
Particulares
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.