Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

11/8/2014 - São Roque - SP

Diretor do Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo visita estação ferroviária




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

O prefeito Binho Merguizo recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, dia 07, o diretor do Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo (SISEM-SP), Davidson Panis Kaseker, cuja entidade é ligada à Secretaria de Estado da Cultura. Presentes também ao encontro: a primeira-dama Elza Merguizo, Francisco Camargo (presidente da Associação Mairinquense de Preservação da Memória Ferroviária- AMPF), o professor Júlio César Barros (do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico /Senai-Sorocaba),  Mariana Amgarten (diretora do Depto. de Cultura da Prefeitura), Fernanda Corazzari (diretora do Depto. de Turismo da Prefeitura), Élvio Lorieri (empresário e diretor da Fiesp) e demais integrantes da AMPF.

Após o encontro no Paço, a comitiva dirigiu-se ao prédio da Obra Social, onde Antônio Mendes (integrante do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios) realizou apresentação de estudo técnico apontando o estado em que se encontra a Locomotiva Cecília -patrimônio do município-, e que fica em exposição permanente na área central da cidade. Davidson Panis falou da importância histórica da Maria Fumaça de Mairinque, destacando a prioridade de seu restauro, de sua revitalização, e também de se registrar detalhadamente todo esse processo de recuperação, para que se possa passar adiante a tecnologia utilizada nos trabalhos.

Criação de um circuito turístico em Mairinque

Na visita a Estação Ferroviária, o diretor do SISEM-SP se encantou com casas dos primeiros ferroviários, afirmando que se poderá criar aqui, um circuito turístico entre a Estação Ferroviária e o Horto Florestal; locais simbólicos que representam o nascimento de Mairinque e a marca registrada de sua história.

Davidson Kaseker elogiou o acervo mantido pelos ex-ferroviários, comentando que “essas peças precisam passar por uma identificação e catalogação, para que essa coleção possa ter a devida função, que é a de contar a história de um povo e de uma cidade”. O Diretor do SISEM parabenizou a comitiva da AMPF, dizendo que o envolvimento da comunidade é muito importante para que o museu seja reconhecido oficialmente. “Quero ter a honra de voltar à Mairinque e passar meus conhecimentos aos mantenedores deste museu”, concluiu o diretor do SISEM-SP.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.