Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

6/6/2016 - São Roque - SP

Comemoração do Dia Municipal do Meio Ambiente




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Entre os meses de maio e junho são comemoradas importantes datas do calendário ambiental, o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), e para destacar o real significado destas comemorações, a Prefeitura Municipal de Mairinque, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, juntamente com o Instituto Tortuga (DSM) realizaram neste dia 31 de maio, o Dia Municipal do Meio Ambiente, com 10 horas de atividades socioambientais, envolvendo cerca de 450 crianças de Mairinque.

O evento ocorreu na Praça da Matriz e foi abrilhantado pelo grupo Semeando Encanto, com o apoio dos parceiros OSCIP Pró-Bem, Coletivo Estação Ambiental, ETEC de Mairinque, Saneaqua Mairinque, Clube da Melhor Idade, Departamento de Cultura, Secretaria de Educação e Direção da E. M. “Prof. Manoel Martins Villaça” demonstrando que a preservação do meio ambiente é uma ação coletiva e interdisciplinar.

Conscientização ambiental

As atividades aconteceram durante o dia todo, das 9h às 19h, sendo realizadas quatro oficinas voltadas para as questões do consumo sustentável, reciclagem e reaproveitamento de materiais. Três foram ministradas pelo Grupo Semeando Encanto, envolvendo trabalhos de bilboquê e borboletas com garrafa pet e de instrumento musical de papelão, e uma foi realizada pela Saneaqua Mairinque, com a utilização de palitos de sorvete para construção de porta-retratos. Todas as atividades foram realizadas gratuitamente, abertas a toda população, com especial atenção às crianças.

Houve também a exposição do “Museu da Campanha do Lixo Eletrônico”, em parceria com o Coletivo “Estação Ambiental”. A idéia da exposição é atrair a atenção da população para a evolução tecnológica dos últimos anos, demonstrando como os materiais foram mudando rapidamente nas últimas décadas, e as conseqüências do impacto destes resíduos no meio ambiente, principalmente pelo seu descarte inadequado. Assim foram divulgados quais materiais são recolhidos, também gratuitamente pela Prefeitura, através dos dois pontos de coleta da cidade (um no Polo Cultural da Vila Barreto e um no Cemec), além da divulgação do curso Pós-Técnico em Logística Reversa, da ETEC de Mairinque, com a participação de alunos do curso, que é destaque em toda região.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Alice Martinez, destacou a importância do evento para essa data que deve ser lembrada por todos os cidadãos e, mais do que isso, é uma oportunidade de interação da população com o Meio Ambiente: “Nós pensamos em como sensibilizar a população para esses assuntos que são tão importantes para nós. A organização das oficinas foi a maneira que encontramos de atingir as pessoas, já que elas levam as peças para a casa e o uso sustentável dos objetos começa a fazer parte do dia a dia delas ”, disse.

Encerrando o evento, houve a apresentação musical com interação lúdica do grupo Semeando Encanto, com temática socioambiental e voltado para crianças e adultos conscientes de sua responsabilidade com a natureza.

Doação de mudas e sementes

O Departamento de Meio Ambiente fez a doação de mais de 80 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, e a OSCIP Pró-Bem fez a doação de mais de 500 sementes e mudas de Crotalária, planta utilizada como método alternativo no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chicungunya e zika vírus.

Exposição

Em parceria com o Departamento de Cultura, foi realizada uma exposição de fotografias antigas de Mairinque, mostrando o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos, principalmente quanto aos aspectos culturais. Algumas artesãs da cidade também puderam expor e vender seus trabalhos.

Grafite

Além disso, o professor da Escola Livre de Artes de Mairinque (ELAM) Bruno Felipe de Souza Almeida, conhecido como Laikan, e suas alunas Tauane Bueno, Rayane Cordeiro, Ana Moraes e Natália Azevedo realizaram uma atividade de grafite abordando o tema ambiental e que teve grande repercussão entre os jovens presentes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.